A empresa de logística VLI, concessionária da Ferrovia Norte-Sul, anunciou em novembro que está reforçando o transporte de grãos no eixo norte da linha com o aumento de 247 vagões em sua frota. De acordo com a companhia, 80 vagões foram recebidos no segundo semestre deste ano, enquanto o restante será disponibilizado no início de 2021. 

Os trens vão circular na próxima safra agrícola entre os 720 quilômetros que separam as cidades de Porto Nacional (TO) e Açailândia (MA), em uma região que movimentou 7,9 milhões de toneladas de milho, soja e farelo no ano passado, 25% a mais do que em 2018. O trecho também foi responsável pelo transporte de mais de 11 milhões de toneladas de outros produtos, como combustíveis, manganês e celuloses, no mesmo período.

O tramo norte da Ferrovia Norte-Sul terá mais de 3 mil vagões com as novas unidades, compradas da empresa Greenbier Maxion. Na visão da concessionária, os equipamentos recém-adquiridos favorecem o escoamento dos grãos por ter comprimento menor sem perda de volume, diminuição do peso e aumento da vida útil. Outro diferencial é o sistema motion control de alto desempenho, responsável por reduzir o atrito entre as rodas e o trilho, resultando em menos consumo de combustível e desgaste de peças.



Mais Notícias MM



Mercado do aço: mais produção e mais importação no primeiro trimestre de 2024.

Dados do Instituto Aço Brasil apontam que a entrada de produtos siderúrgicos fabricados no Exterior aumentou em 25,4% nos primeiros três meses do ano.

15/04/2024


Sistema para lubrificação em usinagem é lançamento da Ansatz

Novo equipamento da Ansatz, que faz a aplicação de fluido por aspersão, é recomendado para usinagem e também para operações de corte, estampagem e conformação de metais.

15/04/2024


Altair cria módulos de simulação para os diferentes processos de fundição

A empresa global oferece módulos do seu sistema Inspire Cast destinados a diferentes processos de fundição de metais.

16/04/2024