O processamento de chapas metálicas pode ganhar um impulso nos próximos anos a depender dos resultados da recém-inaugurada parceria entre a empresa de alta tecnologia TRUMPF e o Instituto Fraunhofer de Engenharia e Automação de Manufatura, localizada em Stuttgart (Alemanha). Os dois uniram forças até 2025 para desenvolver soluções de inteligência artificial (IA) para manufatura conectada em escala industrial.

Dez funcionários das duas empresas estão envolvidos no projeto, que terá o investimento de 2 milhões de euros e visa ampliar a importância da TRUMPF no segmento de inteligência artificial no processamento de chapas metálicas. Um de seus objetivos é melhorar a qualidade de dados no processo de fabricação, com o uso da XAI (inteligência artificial explicável), que pretende tornar a operação das redes neurais mais confiáveis e facilmente compreensível para seres humanos. Como resultado, os custos e o tempo de manufatura deverão ser reduzidos, entre outros benefícios.


Esta não é a primeira vez em que as entidades trabalham em conjunto. A cooperação entre as companhias já existe há cinco anos, visando a realização de trabalhos relacionados a fábricas inteligentes, que vão continuar sendo realizados no novo projeto. Os resultados iniciais desta colaboração incluem o sistema de assistência do Guia de Classificação da TRUMPF, elaborado para ajudar no processo de remoção e classificação de peças de chapa metálica cortadas a laser, e estão prestes a ser lançados no mercado mundial.



Mais Notícias MM



Realidade aumentada para células robotizadas

Software lançado pela Kuka possui recursos que permitem a simulação de processos complementares à usinagem realizados por robôs industriais. Aplicativo gratuito está disponível para smartphones e tablets.

18/03/2024


Retificação. A transformação digital exige esforços por segurança de dados.

Fabricantes europeus de máquinas estão desenvolvendo, junto com instituições de pesquisa, mecanismos de segurança para a proteção dos dados de produção da indústria, especialmente no setor de retificação.

18/03/2024


Serviço de análise do potencial de automação atende empresas do mundo todo

Ferramenta digital desenvolvida pelo Instituto Fraunhofer de Stuttgart avalia processos e indica qual o nível de automação ideal, de acordo com o perfil de cada empresa.

19/02/2024