Uma nova tecnologia baseada em bioquímica catalítica desenvolvida, patenteada e produzida pela Bio-Organic Catalyst, Inc., dos EUA, pode melhorar o desempenho de sistemas de tratamento de água e efluentes, neutralizar odores de cargas orgânicas e reduzir a presença de biofilmes em torres de resfriamento, equipamentos de irrigação e máquinas de papel e celulose. Usada em mais de 10 países, a solução está agora disponível no mercado brasileiro.

A grande inovação está no catalisador bio-orgânico (BoC), um agente líquido altamente concentrado feito de plantas e extratos minerais, fermentação de levedura por produtos e surfactante não iônico. Ao ser aplicado, forma microbolhas que facilitam a penetração do gás e, consequentemente, uma rápida transferência de oxigênio para a água. As microbolhas se prendem a longas cadeias moleculares de biofilme e quebram as ligações de éster, dividindo-as em pedaços menores, pequenas o suficiente para permitir a ação complementar do tratamento aeróbio. “Por serem 100% naturais, os BoCs são seguros, biodegradáveis e não tóxicos. E não contêm bactérias em sua formulação”, diz Simon Shah, vice-presidente de desenvolvimento de negócios da Bio-Organic Catalyst. Além disso, são fáceis de usar (basta adicionar à água) e econômicos (1 a 4 partes por milhão, ou seja, 1 a 4 litros do produto para 1 milhão de litros de água).

O BoC é fornecido em um portfólio de 11 produtos, para variadas aplicações, como agricultura, papel e celulose, remediação de hidrocarbonetos, digestão anaeróbia, tratamento de lodo, remoção de cor e condicionamento de água e solo.

Um dos clientes é a Nijhuis Industries, grupo holandês de engenharia especializado em uso sustentável da água e recuperação de energia, que conta com centenas de instalações de torres de resfriamento implantadas. A Nijhuis está usando o BoC para tratamento da água das torres, no lugar dos tradicionais produtos químicos e intervenções manuais. A adição de 2 ppm de BoC eliminou em 90% a presença do biofilme, ao mesmo tempo em que reduziu os custos de manutenção e consumo de água.

Em uma indústria de alimentos no Reino Unido, o BoC reduziu o volume de materiais orgânicos sólidos e lodo em 95% na torre, o gasto de água em 40% e o tempo de paradas com manutenção em 50%.

Em outro cliente, na vinícola Foley Wines, nos EUA, o BoC é usado há dois anos nas linhas de irrigação. Tradicionalmente a limpeza de sistemas de gotejamento é realizada com ácidos, que são poluentes, corroem equipamentos, danificam o solo e demandam paradas constantes. “Além de resolver o problema, o BoC reduziu o consumo de água em cerca de 50%”, afirma Marcelo de Souza, consultor de vendas da Bio-Organic Catalyst no Brasil. A solução foi apresentada no BW LIVE: Tratamento sustentável e ecológico da água, transmitido no dia 26 de agosto pelo canal da Sobratema.

Em lagoas de aeração secundárias, as reduções nos níveis finais de descarga foram de 68,6% em TKN, 85,7% em amônia e 83,3% em nitrato.

Uma grande indústria de papel e celulose, com operações do Chile para o México, está adotando o BoC para resolver um problema histórico de biofilme, que provocava o entupimento de máquinas e degradava o desempenho ao longo do ciclo de fabricação. Antes o tratamento era realizado com biocidas, produtos químicos tóxicos e intervenções manuais. Com o catalisador, a desintegração da polpa foi acelerada de 45 minutos para aproximadamente 7 a 12 minutos. O consumo de energia caiu 25%. O produto é seguro para os técnicos, que não precisam usar equipamentos de proteção.

Os produtos são aprovados pela Agência de Proteção Ambiental e Departamento de Defesa dos EUA. Na Europa, a TÜV Rhineland Instituto de Proteção Ambiental e Tecnologia Energética testou e documentou a segurança e eficácia dos BOCs. Em 2005, a Bio-Organic Catalyst recebeu um Prêmio de Inovação de Produtos da Frost & Sullivan, que reconhece o programa de pesquisa e desenvolvimento da empresa.

No Brasil, a empresa pretende desenvolver um trabalho com distribuidores e clientes em potencial, como companhias de saneamento, indústrias e fazendas. Os produtos são fornecidos em embalagens de 1 litro a tonéis de até 200 litros. Site: www.bio-organic.com.



Mais Notícias HYDRO



ANA lança Relatório Digital de Qualidade da Água

Ferramenta contém indicadores e parâmetros de qualidade de água acessíveis de forma simplificada.

26/03/2024


Com faturamento superior a R$ 350 milhões em 2023, Krominox prevê cenário ainda mais otimista para este ano

Saneamento é uma das apostas de fabricante de tubos e soluções em aço inoxidável.

26/03/2024


Rio+Saneamento anuncia R$ 300 milhões em investimentos para 2024

Melhorias incluem cerca de 290 km de rede de água e esgoto.

26/03/2024