A Abetre - Associação Brasileira de Empresas de Resíduos e Efluentes, em parceria com o MMA - Ministério do Meio Ambiente, lançou o Manifesto de Transporte de Resíduos (MTR), ferramenta digital desenvolvida para mapear o trânsito de resíduos sólidos no Brasil. A plataforma foi assinada no último dia 29 de junho e será o maior inventário virtual do setor. A versão Beta já está recebendo dados.

“É a primeira vez que o Brasil terá um eficiente sistema de mapeamento dos resíduos sólidos”, enfatiza Luiz Gonzaga, presidente da Abetre. O MTR representa a expansão do Sistema Nacional de Informações sobre a Gestão de Resíduos Sólidos (SINIR). Com a integração, a ferramenta passa a ser obrigatória em todo o território nacional, após a publicação da Portaria nº 280, de 29 de junho de 2020, no Diário Oficial da União.

A ferramenta online é gratuita e permitirá a digitalização dos documentos declaratórios dos geradores de dejetos, além de informar as movimentações e as operações sobre o gerenciamento dos resíduos cadastrados.

A cada ano, o Brasil gera 79 milhões de toneladas de resíduos, dos quais 42 milhões são descartados de maneira irregular, contaminando o meio ambiente. “Os relatórios virtuais permitirão a implementação de indicadores do que é transportado e enviado aos locais de tratamento, tornando-se uma importante ferramenta na luta contra os lixões”, completa Gonzaga.

O SINIR promove o acesso à informação e prevê o envolvimento da sociedade para incentivar a transparência no setor, auxiliando estados e municípios na gestão ambiental e promovendo o aprimoramento da fiscalização.
Lançado há um ano, o SINIR monitora os resíduos gerados, permitindo que haja fiscalização do tráfego desde sua geração até a destinação final. Com o apoio da Abetre, o sistema está alinhado com a Política Nacional de Resíduos Sólidos e irá incentivar o cumprimento das metas ambientais aprovadas no Marco Legal do Saneamento.



Mais Notícias HYDRO



ANA lança Relatório Digital de Qualidade da Água

Ferramenta contém indicadores e parâmetros de qualidade de água acessíveis de forma simplificada.

26/03/2024


Com faturamento superior a R$ 350 milhões em 2023, Krominox prevê cenário ainda mais otimista para este ano

Saneamento é uma das apostas de fabricante de tubos e soluções em aço inoxidável.

26/03/2024


Rio+Saneamento anuncia R$ 300 milhões em investimentos para 2024

Melhorias incluem cerca de 290 km de rede de água e esgoto.

26/03/2024