A ABNT NBR 16747 - Inspeção predial – Diretrizes, conceitos, terminologia e procedimento, elaborada pela Comissão de Estudo de Inspeção Predial (ABNT/CB-002/ CE-002:140.002), foi publicada no dia 21 de maio.  

Segundo o representante do Grupo de Acompanhamento de Normas Técnicas na Comissão de Estudos, Lydio Bandeira, presidente da Comat/Sinduscon-Rio, a publicação da ABNT NBR 16747 encerra o processo iniciado em 14 de maio de 2013, quando houve a instalação da comissão e início das discussões para elaboração da norma. “É comum encontrarmos disparidades nessas inspeções, mesmo entre aquelas realizadas em uma mesma cidade. Faltava uma metodologia, que agora foi definida”, disse.

A ABNT NBR 16747 se aplica a edificações de qualquer tipo, públicas ou privadas, e estabelece conceitos, diretrizes e procedimentos relativos à inspeção predial, uniformizando a metodologia a ser empregada na atividade. 

A inspeção predial, conforme definida na norma, consiste em uma avaliação global da edificação, observando-se, por exemplo, o estado de conservação e a conformidade da sua manutenção com a ABNT NBR 5674. Dependendo do porte e da complexidade da edificação, a atividade poderá envolver uma equipe multidisciplinar de profissionais habilitados (arquitetos, engenheiros civis, eletricistas, mecânicos etc.). 



Mais Notícias HYDRO



IFAT Brasil apresentará cases de tecnologias ambientais por especialistas do Brasil e do exterior

Evento acontece de 24 a 26 de abril no São Paulo Expo.

23/04/2024



Cetrel quer fortalecer presença em tratamento de água e esgoto com projetos onsite e BOT

Atender o saneamento público está entre os objetivos da empresa, que estará na IFAT 2024.

23/04/2024