As ocorrências envolvendo caminhões que transportam produtos da indústria de cloro-álcalis diminuíram mais de 80% em 2021, considerando o início da série histórica em 2005, conforme levantamento da Abiclor - Associação Brasileira das Indústrias de Álcalis, Cloro e Derivados. O índice de acidentes a cada 10 mil viagens ficou em 0,20 no ano passado, ante 0,22 em 2020.

Há 16 anos, quando o levantamento começou a ser feito usando a metodologia, o índice era superior a 1. De lá para cá, a indústria de cloro-álcalis tem aprimorado cada vez mais seus processos de gestão desde o transporte até a entrega no destinatário, a fim de minimizar riscos no transporte de produtos químicos. As empresas associadas à Abiclor investem massivamente em conscientização e treinamento de colaboradores para garantir a segurança no transporte.

“Os produtores, distribuidores e transportadores de produtos de cloro-álcalis têm como desafio alcançar índices ainda menores de acidentes, aproximando-se cada vez mais do zero", afirma Gilberto Marronato, consultor técnico da Abiclor.

O índice de 0,22 atingido em 2020 reflete o trabalho de prevenção de acidentes desenvolvido pelas companhias nas etapas de treinamento, capacitação e conscientização dos motoristas, além de investimentos em tecnologia através de rotogramas falados e sistema de rastreamento eficiente, além de manter uma frota com idade média bem reduzida. “A segurança preventiva é fundamental no transporte dos produtos do segmento cloro-álcalis”, afirma Marronato. A coordenação da Abiclor com as empresas transportadoras é uma ação contínua.



Mais Notícias HYDRO



ANA lança Relatório Digital de Qualidade da Água

Ferramenta contém indicadores e parâmetros de qualidade de água acessíveis de forma simplificada.

26/03/2024


Com faturamento superior a R$ 350 milhões em 2023, Krominox prevê cenário ainda mais otimista para este ano

Saneamento é uma das apostas de fabricante de tubos e soluções em aço inoxidável.

26/03/2024


Rio+Saneamento anuncia R$ 300 milhões em investimentos para 2024

Melhorias incluem cerca de 290 km de rede de água e esgoto.

26/03/2024