A 9ª edição do Smart City Business Brazil Congress 2022 será realizada no período de 24 a 26 de maio no Centro de Eventos Pro Magno em São Paulo. Organizado pelo Instituto Smart City Business America, o evento reunirá prefeitos, empresários, gestores, agentes governamentais e da iniciativa privada.

Na solenidade de abertura Hélio Samora, CEO da SmartAcqua, entregará às prefeituras vencedoras do prêmio InovaCidade um estudo mostrando o índice de perdas de água em seus respectivos municípios e os benefícios que poderiam ser obtidos se essas perdas fossem reduzidas em 50%. Ele também irá ministrar duas palestras e a solução SmartAcqua será demonstrada no estande da empresa na exposição que será realizada em paralelo ao congresso.

“Já há um entendimento que é na troca de ideias entre os diferentes setores públicos e privados e na colaboração mútua que será possível implementar soluções e tecnologias que realmente permitam transformar e melhorar a infraestrutura das cidades brasileiras e criar o futuro que desejamos. E o evento representa um grande passo nesse sentido por proporcionar a oportunidade de debater assuntos tão relevantes para a sociedade como um todo”, destaca Samora.

Na visão do CEO da SmartAcqua Solutions, uma das questões que precisam ser discutidas com seriedade é o combate às perdas de água tratada, que segundo estudos realizados pelo Banco Mundial e pela Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA) chegam a 50% em média no mundo todo e que acontecem por diversas razões, como vazamentos, erros de leitura, hidrômetros defeituosos, ligações clandestinas, entre outros. “É um problema que pode ser minimizado nas cidades com uso da IA – Inteligência Artificial e dos dispositivos de IoT – Inteligência Artificial que contribuem para reduzir significativamente o volume das perdas de água, gerando ao mesmo tempo uma redução de custos para as companhias de saneamento e aumento da receita, entre outros benefícios”, destaca Samora. Esse será o tema que o CEO irá debater durante a palestra que será realizada no dia 25/5, às 14 horas, e que contará também com a mediação de Márcio Schiavo, presidente da Comunicarte.

Como garantir o abastecimento e aumentar a receita no saneamento através da redução de perdas será o assunto da palestra que Samora fará no dia 26 às 14 horas. Na opinião do CEO, acabar com os rodízios, levar a água potável ao maior número de pessoas e ainda obter os recursos financeiros para melhor atender às necessidades da população, bem como às das indústrias, comércio e prestadores de serviços, são pautas que devem estar no radar dos prefeitos de todas as cidades do país e a tecnologia é uma grande aliada nesse sentido.



Mais Notícias HYDRO



Desenvolve SP oferece financiamento de R$ 1 bilhão para obras de saneamento em São Paulo

Empresas contratadas pela Sabesp terão apoio da agência de fomento para executar obras para as cadeias produtivas do IntegraTietê.

15/04/2024


Sanepar lança programa para definir metas e tipos de reúso

Com 264 ETEs, companhia irá definir as possibilidades de aplicação em cada região.

15/04/2024