A Escola da Água e Saneamento, uma realização do Consórcio PCJ - Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí com o apoio da Agência de Bacias PCJ e ARES-PCJ, oferece os cursos de Ecoturismo, Água e Saneamento, além do recém-lançado Resiliência aos Eventos Extremos.

Cada curso online possui videoaulas específicas e conteúdos complementares. Ao terminarem as capacitações, os alunos recebem certificados de conclusão. A Escola da Água e Saneamento tem o objetivo de criar uma central de cursos na área de saneamento e recursos hídricos, para capacitar operadores e técnicos dos serviços de abastecimento e, assim, gerar melhoria nos serviços prestados à população. A condução do projeto ficou a cargo do Consórcio PCJ.

Em seu primeiro ano de atuação, a escola já formou quatro turmas com seu curso presencial intitulado “Instalação e manutenção de redes e ramais de água e esgoto”, tendo sido aplicado nas cidades de Americana, Atibaia, Sorocaba e Piracicaba. Somando os alunos dos cursos presencial e online, em 2019, foram capacitadas quase 300 pessoas.

Para a gerente técnica do Consórcio PCJ e coordenadora do Programa de Educação e Sensibilização Ambiental da entidade, Andréa Borges, investir na especialização na área de recursos hídricos e saneamento é investir num futuro com saúde. “Ao aprimorarmos a técnica das pessoas que atuam nessas duas importantes áreas, estamos melhorando a qualidade da água que vai chegar nas casas das pessoas, e investir em água é investir em saúde”, comenta.

Atualmente, diante da pandemia de coronavírus, novas turmas do curso presencial estão suspensas temporariamente. Já as turmas online estão recebendo cada dia mais inscrições. O número de alunos nesses quatro primeiros meses quase soma o total do ano anterior inteiro, considerando as turmas presenciais e virtuais.

Para fazer os cursos online não há prazo de inscrição ou limite de participantes. Basta acessar o site escola.agua.org.br.



Mais Notícias HYDRO



Desenvolve SP oferece financiamento de R$ 1 bilhão para obras de saneamento em São Paulo

Empresas contratadas pela Sabesp terão apoio da agência de fomento para executar obras para as cadeias produtivas do IntegraTietê.

15/04/2024


Sanepar lança programa para definir metas e tipos de reúso

Com 264 ETEs, companhia irá definir as possibilidades de aplicação em cada região.

15/04/2024