O Grupo Águas do Brasil (SAAB - Saneamento Ambiental Águas do Brasil), uma das maiores empresas no setor privado de saneamento, digitalizou a gestão de seus serviços comerciais, que inclui atividades em campo, com a solução Geocall, fornecida pela Engineering, companhia global de TI e consultoria especializada em transformação digital.

De acordo com Rodrigo Maia, superintendente de TI do Grupo Águas do Brasil, o investimento em uma solução de Field Service Management (FSM) surgiu devido à necessidade de ter maior padronização e controle da execução de serviços de campo nas concessionárias do grupo.

A solução, que foi integrada ao ERP, CRM e a sistemas legados, pode ser acessada por meio de um portal na web que permite gerenciar processos de negócios relativos às atividades realizadas pela equipe de serviços comerciais, tais como a criação e o gerenciamento de ordens de serviço e feedbacks, bem como a geração de indicadores de performance, tudo em uma única plataforma.

O Geocall também possui uma versão mobile que permite aos operadores de campo, por meio de seus dispositivos móveis, consultar, interagir e abrir ordens de serviço, garantindo assim uma gestão end to end do processo de forma totalmente digitalizada. Ao todo, cerca de 100 usuários acessam a solução neste formato, na qual são gerenciadas atividades como ligação de água e esgoto, revisão de cadastro, verificação de consumo, corte e religação, fiscalização de corte e ligações e controle da qualidade de serviços, entre outros.

Para Jor-Ell de Assis, executivo comercial de Energy & Utilities da Engineering, o Geocall dá condições ao Grupo Águas do Brasil de avançar em relação aos seus processos de transformação digital com a adoção de boas práticas que permitam alcançar um novo nível de produtividade, eficiência e gestão das atividades de campo. “A adoção de uma solução que permita a padronização da execução e monitoramento das atividades em uma única plataforma para o grupo e que integra pessoas (internas e externas) possibilitará a detecção de problemas e a rápida tomada de decisão a fim de manter altos níveis de eficácia operacional e a manutenção de seus indicadores de eficiência, reduzindo os custos e proporcionando melhores condições de trabalho para estimular o engajamento dos colaboradores”, finaliza Assis.



Mais Notícias HYDRO



ANA lança Relatório Digital de Qualidade da Água

Ferramenta contém indicadores e parâmetros de qualidade de água acessíveis de forma simplificada.

26/03/2024


Com faturamento superior a R$ 350 milhões em 2023, Krominox prevê cenário ainda mais otimista para este ano

Saneamento é uma das apostas de fabricante de tubos e soluções em aço inoxidável.

26/03/2024


Rio+Saneamento anuncia R$ 300 milhões em investimentos para 2024

Melhorias incluem cerca de 290 km de rede de água e esgoto.

26/03/2024