O Projeto Conexão Água, da 4CCR/MPF -  Câmara de Meio Ambiente e Patrimônio Cultural do Ministério Público Federal, lançou a ferramenta Água Boa de Beber que facilita o acesso a dados públicos de monitoramento da qualidade da água no Brasil.  

A ferramenta pode ser acessada de qualquer computador ou dispositivo móvel. O programa tem objetivos socioeducativos e busca incentivar a população a praticar a governança social e colaborativa em prol da natureza e da existência humana.

O Água Boa de Beber permite pesquisar e visualizar dados públicos do SISAGUA - Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano, por tempo e localidade. Gerenciada pelo Ministério da Saúde, a plataforma reúne informações de monitoramento feito por profissionais dos setores de saúde e do sistema de abastecimento em todas as regiões do país.

Além de possibilitar ao cidadão verificar dados de qualidade da água em diferentes regiões, estados e municípios, o Água Boa de Beber apresenta informações sobre os riscos que as substâncias encontradas podem representar para a saúde e para o meio ambiente.

Os dados disponibilizados são fruto de monitoramentos em diferentes locais de coleta, sendo possível identificar a qual ponto de análise se referem os resultados obtidos.

A ferramenta é uma iniciativa do Projeto Conexão Água em parceria com o CNMP - Conselho Nacional do Ministério Público, a ABRAMPA - Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público de Meio Ambiente, além de organismos da sociedade civil organizada e colaboradores, como o PROAM - Instituto Brasileiro de Promoção Ambiental, o Ambiente do Meio, a BPW Brasil, o OGA - Observatório das Águas e a Faculdade de Saúde Pública da USP – Universidade de São Paulo.

O Água Boa de Beber pode ser consultado pelo link: https://bit.ly/3db914T.



Mais Notícias HYDRO



ANA lança Relatório Digital de Qualidade da Água

Ferramenta contém indicadores e parâmetros de qualidade de água acessíveis de forma simplificada.

26/03/2024


Com faturamento superior a R$ 350 milhões em 2023, Krominox prevê cenário ainda mais otimista para este ano

Saneamento é uma das apostas de fabricante de tubos e soluções em aço inoxidável.

26/03/2024


Rio+Saneamento anuncia R$ 300 milhões em investimentos para 2024

Melhorias incluem cerca de 290 km de rede de água e esgoto.

26/03/2024