Uma das estações da nova linha 15-Prata do Metrô de São Paulo, de monotrilho, contará com miniusina solar fotovoltaica em sua cobertura. No tramo oeste da linha, em obras de expansão, a estação Ipiranga, com previsão de entrar em operação em 2025, será a contemplada com a usina de 208 KWp.

O sistema fotovoltaico terá 522 módulos solares FV, que devem gerar cerca de 25 MWh por mês, o correspondente a aproximadamente 39% da demanda de uma estação de monotrilho. A ideia é usar essa primeira experiência, que será acompanhada por um trabalho de análise de desempenho, para possivelmente replicá-la em outras estações. Segundo o Metrô, há muito potencial de implantação da solução solar nas duas linhas mais tradicionais, a 1-Azul e a 3-Vermelha.

O sistema solar FV da Estação Ipiranga deverá realizar a alimentação elétrica da estação, principalmente das chamadas cargas auxiliares. Para isso, serão instalados módulos fotovoltaicos na cobertura da estação, que devem estar em harmonia com a arquitetura existente (veja a ilustração). Além dos módulos solares, a cobertura também abrigará faixas em vidro para permitir melhor aproveitamento da luz solar e assim diminuir o consumo de energia.

A linha 15-Prata vai conectar por monotrilho bairros populosos de São Paulo à região central. Quando concluída, contará com 26,6 km de extensão, 18 estações e ligará os distritos do Ipiranga e Cidade Tiradentes, por meio de bairros como Vila Prudente, Parque São Lucas, Sapopemba, São Mateus e Iguatemi, entre outros. Atualmente, há 11 estações já em operação e 7 em construção.



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