A AXS Energia, unidade de negócios em geração distribuída da Araxá Solar, prevê investir R$ 1 bilhão em três anos para erguer 30 usinas solares em Minas Gerais. A escolha pelo estado, segundo a empresa, foi em razão das condições climáticas e o alto potencial de geração solar, além da alta receptividade do consumidor mineiro a soluções de GD e a legislação favorável.

Com o investimento, a estimativa é a de que sejam gerados 150 empregos até o fim do ano e mais de mil em 2022. A região do sul de Minas Gerais – com alta radiação solar e temperatura amena – foi escolhida para a construção da primeira usina, já em andamento no município de São Gonçalo do Sapucaí. Em agosto, serão iniciadas as obras em mais duas cidades da região, Passos e Prata. Até o final do ano serão, ao menos, cinco usinas operando no estado, sendo que em 2023 a expectativa é concluir o plano de implantação de 30 usinas. A empresa não revela as potências das instalações.

Pela estratégia da AXS, no último trimestre de 2021 quase todas as cidades mineiras devem ter disponíveis os serviços de geração distribuída da empresa. O atendimento será inicialmente dedicado a clientes de baixa tensão comerciais, empresas com conta de energia acima de R$ 400 por mês e com consumo entre 400 kWh e 22.000 kWh. Mas a previsão é até o fim do ano o serviço ser estendido também a clientes residenciais.



Mais Notícias FOTOVOLT



Intersolar Summit Brasil Nordeste atrai 5 mil visitantes

O evento nos dias 10 e 11 de abril em Fortaleza, na avaliação de expositores e congressistas, confirmou protagonismo da região na transição energética.

18/04/2024


Renováveis compensam abandono da fonte nuclear na Alemanha

Com um ano sem ter mais geração nuclear na matriz, país aumentou geração de renováveis em 33 TWh.

18/04/2024


GD solar já beneficia 2 milhões de residências no Brasil

Desse total, segundo a Aneel, 1,68 milhão são de usinas no local do consumo e o restante de autoconsumo remoto e geração compartilhada.

18/04/2024