Duas universidades federais em Minas Gerais vão inaugurar até o fim deste primeiro semestre várias miniusinas solares fotovoltaicas. A primeira será na UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), no campus Pampulha, em Belo Horizonte, e com potência instalada de 278 kWp, e as demais na UFV – Universidade Federal de Viçosa, em instalações em três locais diferentes, que totalizarão 660 kWp.

A miniusina na UFMG será instalada no telhado do Centro de Atividade Didática (CAD) e ocupará área total de 2015 m2 com quase 700 módulos FV capazes de suprir o consumo total dos três prédios do centro. Além disso, está prevista geração excedente na rede para o abatimento do consumo em outros prédios da universidade. É propósito do projeto também tornar o campus um laboratório para desenvolver, ao longo do tempo, uma minirrede de energia.

Na UFV, o projeto integra plano de eficiência energética da universidade que foi dividido em etapas. A primeira delas será justamente a instalação da energia solar, até o fim de maio, nos três campi da universidade, nas cidades de Florestal e Rio Paranaíba e em parte do campus principal, em Viçosa. Os 1600 módulos previstos na instalação ocuparão área total de quase 7000 m2. O projeto e a implantação das usinas nas duas universidades estão a cargo da empresa Ownergy Solar.



Mais Notícias FOTOVOLT



Intersolar Summit Brasil Nordeste atrai 5 mil visitantes

O evento nos dias 10 e 11 de abril em Fortaleza, na avaliação de expositores e congressistas, confirmou protagonismo da região na transição energética.

18/04/2024


Renováveis compensam abandono da fonte nuclear na Alemanha

Com um ano sem ter mais geração nuclear na matriz, país aumentou geração de renováveis em 33 TWh.

18/04/2024


GD solar já beneficia 2 milhões de residências no Brasil

Desse total, segundo a Aneel, 1,68 milhão são de usinas no local do consumo e o restante de autoconsumo remoto e geração compartilhada.

18/04/2024