Uma cervejaria australiana, a Victoria Bitter, controlada pela japonesa Asahi desde 2020, criou um programa de troca de excedentes de créditos de energia solar por engradados de cerveja. A iniciativa, batizada de Solar Exchange, permite que cada crédito de 30 dólares australianos (cerca de 131 reais), gerado por consumidores residenciais, seja trocado por um engradado com 24 garrafas. A cervejaria faz a entrega em domicílio.

O programa é inicialmente para clientes residenciais com microusinas de até 6 kWp conectadas à rede em Nova Gales do Sul, Queensland, Victoria ou Austrália do Sul. A promoção é limitada a 30 engradados por ano e, nessa primeira fase, será válida até 31 de março de 2022, com número de adesões limitado. Para poderem efetuar as trocas, os clientes precisam se filiar à comercializadora varejista de energia Diamond Energy e utilizar uma plataforma de software movida a blockchain chamada Power Ledger.

A promoção faz parte da estratégia de sustentabilidade da nova controladora, a Asahi, que tem meta de se tornar totalmente alimentada por energia renovável até 2025. Antes da aquisição, a própria empresa australiana fundadora da marca de cerveja, a Carlton & United Breweries, já havia assinado um contrato de compra de energia (PPA) de 12 anos para adquirir 74 mil MWh por ano de energia solar.



Mais Notícias FOTOVOLT



HY Solar entra no Brasil com meta de 500 MW de módulos em 2024

Fabricante chinesa quer atuar com no máximo 12 distribuidoras; primeiro contrato de 200 MW já foi fechado.

28/03/2024


Trinity vende ativos de GD solar para a Brookfield

Acordo envolve compra de 110 MWp em projetos em vários estados e desenvolvimento conjunto entre as duas empresas.

28/03/2024


Cigre-Brasil realiza workshop sobre integração de eólicas e fotovoltaicas

Evento em Recife vai discutir desafios da integração das duas renováveis à rede.

28/03/2024