As revistas FotoVolt e EMEletricidade Moderna iniciaram recentemente uma série de webinars voltada à proteção em baixa tensão. Os dois primeiros eventos, realizados em 25 de fevereiro e 4 de março, abordaram, respectivamente, os DPS, dispositivos de proteção contra surtos, e os dispositivos DR, de proteção diferencial-residual. No primeiro caso, o especialista Sérgio Roberto Silva, engenheiro da Lamba Consultoria, apresentou aspectos construtivos dos DPS que influenciam sua eficácia, seu desempenho e o custo da proteção, tanto em instalações c.a. quanto c.c. (notadamente os sistemas fotovoltaicos), tipos e classes de DPS, a coordenação entre esses dispositivos nas instalações e outras assuntos. No dia 4/3, o engenheiro João Gilberto Cunha, da Mi Omega Engenharia, falou sobre os dispositivos DR de alta e de baixa sensibilidade, ambos de uso obrigatório em determinadas situações, de acordo com a norma ABNT NBR 5410, e ainda sobre os dispositivos específicos para circuitos de corrente contínua de sistemas fotovoltaicos e de estações de carregamento de veículos elétricos, entre outros temas.

No próximo webinar da série, em 11 de março, será a vez de João Cunha abordar as características dos disjuntores de baixa tensão, tanto os minidisjuntores, chamados “de uso residencial”, quanto os disjuntores industriais em caixa moldada e também os abertos, bem como as normas específicas de cada dispositivo e as particularidades ditadas pelas aplicações.

A Série Proteção em Baixa Tensão de Eletricidade Moderna e FotoVolt vai contar ainda, em 18 de março, com o webinar sobre os AFDDs, dispositivos para a detecção de falhas por arcos em baixa tensão, de acordo com a norma NBR IEC 62606. Dessa vez, João Cunha terá a companhia de Celso Mendes, consultor de EM e FV, na apresentação e análise das características, das funções e dos benefícios dos AFDDs para as instalações de BT. (Serão estes dispositivos também incluídos como de uso obrigatório na norma NBR 5410, cuja revisão está agora em curso?).

O webinar com Sérgio Santos sobre DPS pode ser assistido na íntegra via o link https://www.youtube.com/watch?v=VF_YWXeCGdo&t=1971s . Já o evento sobre disjuntores de baixa tensão, com João Gilberto Cunha, está disponível em https://www.youtube.com/watch?v=ktfEiK5anCA&ab_channel=ArandaEventos. Os dados no próximo evento estão a seguir.

 

Webinar: Disjuntores, esses ‘desconhecidos’ – com João Cunha

Data: 11 de março de 2021

Horário: 18h

Valor: Gratuito

Inscrições: https://oferta.arandanet.com.br/26o-webinar-em .



Mais Notícias FOTOVOLT



MP 1212 estende prazo para renováveis manterem subsídios

Expectativa do governo é viabilizar 34 GW em projetos. Medida provisória também antecipa recursos da Eletrobras para baixar tarifas.

11/04/2024


Brasil sobe para o sexto lugar em ranking de geração solar

Em capacidade adicionada, o levantamento da Irena aponta ainda que o País teve o quarto melhor desempenho global em 2023.

11/04/2024


SOFAR: Soluções Inovadoras para Energia Solar

A energia solar tem se destacado como uma das principais alternativas para a busca de um futuro mais sustentável e energeticamente eficiente.

11/04/2024