A Helexia Brasil, do grupo francês de energia Voltalia, venceu leilão de geração distribuída solar da operadora de telecom Vivo. O certame envolve a implantação de 16 miniusinas fotovoltaicas para atender 6885 instalações da Vivo, entre lojas e prédios, em Rondônia, Mato Grosso do Sul, Paraná, São Paulo e Ceará.

O acordo prevê que a operação comercial de todas as centrais, que juntas somarão 60 MWp de capacidade instalada, deve ocorrer em fevereiro de 2022.  A estimativa de economia média, segundo cálculos da Vivo, é de 30% com a conta de energia a partir dos créditos de compensação gerados, em um contrato de 20 anos.

Trata-se do primeiro contrato da Helexia no Brasil, cujas obras contarão com a participação do grupo controlador, a Voltalia, que tem vários empreendimentos de energia de grande porte no país, com destaque atualmente no setor eólico. O início da implantação das usinas solares para a Vivo está previsto para ainda este ano.

O leilão vencido pela Helexia faz parte da estratégia da Vivo, anunciada em 2020, de ter mais de 70 usinas de geração distribuída em 23 estados de todas as regiões, além do Distrito Federal. Mais de 80% do consumo em baixa tensão da operadora será fornecido por meio da iniciativa.



Mais Notícias FOTOVOLT



Intersolar Summit Brasil Nordeste atrai 5 mil visitantes

O evento nos dias 10 e 11 de abril em Fortaleza, na avaliação de expositores e congressistas, confirmou protagonismo da região na transição energética.

18/04/2024


Renováveis compensam abandono da fonte nuclear na Alemanha

Com um ano sem ter mais geração nuclear na matriz, país aumentou geração de renováveis em 33 TWh.

18/04/2024


GD solar já beneficia 2 milhões de residências no Brasil

Desse total, segundo a Aneel, 1,68 milhão são de usinas no local do consumo e o restante de autoconsumo remoto e geração compartilhada.

18/04/2024