A EDP assinou acordo de investimento para comprar 40% de participação do grupo brasileiro Blue Sol, que atua em geração solar distribuída, com cláusula que permite a opção de o grupo de energia português adquirir em três anos o controle total da empresa.

A Blue Sol inclui em seu modelo de negócios principalmente a atuação comercial por meio de uma rede de 34 franquias em 16 estados do País. Por elas, são ofertadas soluções completas de GD solar, incluindo a concepção do projeto, o fornecimento de equipamentos e a instalação, além dos trâmites documentais para a conexão com as concessionárias.

A empresa acumula, desde 2015, 50 MWp de potência instalada em mini e microusinas, sendo que em 2020 foram vendidos 17,5 MWp em projetos solares, gerando faturamento de R$ 65 milhões. Segundo comunicado da EDP, o interesse principal com o negócio é ter acesso a uma rede de franquias em expansão, proporcionando capilaridade na força de vendas para o segmento B2C (business to consumer).  Além disso, ao grupo português também atrai a capacidade de atendimento aos clientes de GD em todas as regiões do País, conquistada pela estrutura da Blue Sol.

Já a Blue Sol, também em comunicado, afirma que a parceria vai ampliar no curto prazo sua rede de parceiros e a rede de franquias. Além disso, a empresa espera, com a entrada do sócio de peso, difundir o uso, entre seus clientes empresariais, residenciais e do agronegócio, de tecnologias de monitoramento energético, de armazenamento com baterias de íon-lítio e de carregamento de veículos elétricos.

Segundo as empresas, a operação está sujeita à verificação de condições precedentes usuais a esse tipo de transação, além de outras medidas de natureza societária e contratual necessárias para a sua conclusão, a qual está prevista para ocorrer no primeiro trimestre de 2021. A negociação faz parte de plano da EDP de reforçar sua atuação em geração solar distribuída.



Mais Notícias FOTOVOLT



Petrobras vai implantar usinas solares em refinarias de petróleo

Com potência total instalada de 48 MW, UFVs serão instaladas na Regap, Rnest e Replan.

25/04/2024


White Martins vai produzir hidrogênio verde em Jacareí

A planta de 5 MW vai ter ainda gasoduto para fornecimento do produto à Cebrace.

25/04/2024


EUA disponibilizam US$ 7 bi para solar em comunidades carentes

Projeto Solar For All deve beneficiar 1 milhão de residências e faz parte da Lei de Redução da Inflação.

25/04/2024