Uma organização sem fins lucrativos dos Estados Unidos, a GivePower, está implantando em vários locais carentes do mundo um sistema de purificação de água movido a energia solar. A ideia é levar a solução para regiões litorâneas que lutam contra a escassez de água potável, tendo em vista que a tecnologia chamada Fazenda de Água Solar (em inglês, Solar Water Farm) contempla a implantação de um sistema de dessalinização de água do mar alimentado a energia gerada por painéis fotovoltaicos.

Cada instalação, segundo a GivePower, tem a capacidade de gerar até 70 mil litros de água limpa por dia, o que seria suficiente para abastecer 35 mil pessoas. Já há fazendas em operação desde 2018, quando a primeira foi instalada no Quênia, na África, em uma pequena comunidade de pescadores na fronteira com a Somália chamada Kiunga, na costa do Oceano Índico, onde 3500 pessoas sofriam com a escassez de água potável. Antes do projeto, os moradores precisavam viajar uma hora para coletar uma água que ainda era suja e salobra.

Depois do primeiro projeto, outros se seguiram no mesmo Quênia e também no Haiti, em comunidades indígenas nos Estados Unidos, em Porto Rico, no Congo, Colômbia, Nepal e Nicarágua, todos em locais sem abastecimento público de água e com sérios problemas sociais. No sistema implantado no Haiti, por exemplo, concluído este ano na comunidade La Gônave, foi instalada uma unidade para dessalinizar 70 mil litros por dia de água do mar a partir da energia gerada por miniusina solar de 58 kWp. Além da implantação, pessoas da localidade são treinadas para operar a planta, com a supervisão remota da própria organização.

Para manter os projetos, a GivePower firma várias parcerias e recebe doações de empresas e investidores de todo o mundo. Recentemente, por exemplo, a empresa norte-americana Solar Energy World, especializada em implantação de usinas solares, anunciou que uma parte dos lucros gerados a partir de cada sistema implantado será destinado aos projetos da GivePower.

Interessados em participar dos projetos da GivePower ou em fazer doações para a entidade podem acessar o site www.givepower.org.



Mais Notícias FOTOVOLT



Intersolar Summit Brasil Nordeste atrai 5 mil visitantes

O evento nos dias 10 e 11 de abril em Fortaleza, na avaliação de expositores e congressistas, confirmou protagonismo da região na transição energética.

18/04/2024


Renováveis compensam abandono da fonte nuclear na Alemanha

Com um ano sem ter mais geração nuclear na matriz, país aumentou geração de renováveis em 33 TWh.

18/04/2024


GD solar já beneficia 2 milhões de residências no Brasil

Desse total, segundo a Aneel, 1,68 milhão são de usinas no local do consumo e o restante de autoconsumo remoto e geração compartilhada.

18/04/2024