O próximo webinar gratuito da revista EM - Eletricidade Moderna, que acontecerá no dia 6 de julho, quarta-feira, vai tratar do desafio para as equipes de manutenção de manter as cargas ininterruptamente alimentadas em instalações industriais, quando se considera a necessidade do seccionamento automático da alimentação no caso de uma falta, e do papel da aplicação dos esquemas de aterramento IT para solucionar este verdadeiro trade-off.

Neste webinar, João Gilberto Cunha e Sergio Roberto vão apresentar e discutir as questões envolvidas na utilização de aterramento IT e a operação segura mesmo com uma falta à terra na indústria.

João Gilberto Cunha é engenheiro eletricista (UFU), mestre em engenharia (ITA), diretor da Mi Omega, integrante das comissões das normas ABNT NBR 5410 (instalações de baixa tensão) e NBR 14039 (instalações de média tensão) e NBR 16384 (segurança do trabalho em eletricidade), entre outras, e diretor técnico da Abracopel - Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade. Escreveu diversos livros e inúmeros artigos técnicos, inclusive nas revistas FotoVolt e EM, na qual já assinou colunas em diferentes períodos.

Sergio Roberto Santos é engenheiro eletricista da MPS Energia e instrutor da Termotécnica Para-Raios, formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem MBA em economia e negócios pela Universidade Federal de São Carlos e cursa mestrado no Instituto de Energia e Ambiente da USP. Participa da comissão da ABNT responsável pela NBR 5419 - Proteção contra descargas atmosféricas desde 2001 e colabora com a comissão responsável pela norma NBR IEC 61643-1, sobre dispositivos de proteção contra surtos. Além disso, é titular da coluna “EM-Aterramento” da revista Eletricidade Moderna.

Para participar gratuitamente do webinar Aterramento IT na indústria: segurança e confiabilidade nesta quarta, 6 de julho, às 18h00, basta realizar a inscrição em https://oferta.arandanet.com.br/62o-webinar-em.

As revistas Fotovolt e EM - Eletricidade Moderna da Aranda Editora já realizaram até o momento 61 webinars, e todos estão gravados e disponíveis na íntegra, com livre acesso, no canal de Youtube da Aranda Eventos: https://www.youtube.com/playlist?list=PLUR9G_mGGGNDlxNA2kQLmEr4vQsM3mfP9.



Mais Notícias EM



Cemig faz leilão de CGHs e PCH em Minas Gerais

Marcado para 3 de julho, certame terá lote único com valor mínimo de R$ 29,1 milhões

19/04/2024


Neoenergia Coelba planeja investir R$ 13,3 bi na Bahia até 2027

Distribuidora vai construir ou expandir 71 subestações e mais de 4,3 mil km de rede de alta e média tensão

19/04/2024


Brasil mantém sexta colocação em ranking eólico onshore

Segundo o GWEC, País teve também o terceiro melhor desempenho global em potência adicionada em 2023

19/04/2024