A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), do Rio Grande do Sul, e a CPFL Energia inauguraram um laboratório para estudo de arcos elétricos. Projetado pelo centro de tecnologia da UFSM e financiado pela CPFL,  o empreendimento contou com investimento de R$ 1,31 milhão, oriundo do programa de P&D Aneel da empresa de energia. 

O novo centro de pesquisas permite a realização de testes para diferentes configurações e condições climáticas. Durante os ensaios, será possível medir a energia térmica irradiada na ocorrência de um arco (energia incidente), observar o alcance do arco e o seu comportamento em ambiente controlado.

A ideia central do laboratório é entender os efeitos da exposição do trabalhador à energia incidente, a distância de trabalho apropriada e os requisitos de equipamentos de proteção individual (EPI). Os estudos vão replicar condições reais oriundas da ocorrência de um curto-circuito, reiterando o caráter prático de seus resultados.

“O laboratório vai permitir o desenvolvimento de metodologias que consideram a realidade brasileira, clima e características das redes de energia elétrica. Até hoje, contávamos com referências estrangeiras, pouco relacionadas com a aplicação prática no setor elétrico. Esse cenário começa a mudar a partir de agora”, afirmou o diretor de engenharia da CPFL Energia,  Caius Malagoli.



Mais Notícias EM



MP 1212 quer reduzir tarifas de energia e aumentar subsídios

Medida provisória vai antecipar pagamentos da Eletrobras para quitar empréstimos das distribuidoras e estender prazo para descontos de renováveis

12/04/2024


Bombeiros regulamentam vagas e carregadores elétricos em SP

A ABVE critica as propostas da consulta pública por conta de aumento de custos e inviabilização de instalação de pontos de recarga

15/04/2024


Enel inaugura complexo eólico na Bahia

O complexo Aroeira tem 348 MW e consumiu R$ 2,1 bilhões em investimentos

12/04/2024