A Embraer apresentou no dia 8 de novembro, por meio de transmissão pelo Youtube, uma família de aeronaves, em modelo conceitual, movidas a vários tipos de energia renovável. Batizada de Energia Family, a linha de pesquisa é resultado de parceria com um consórcio internacional de universidades de engenharia, institutos de pesquisas aeronáuticas e pequenas e médias empresas.

A Energia Family conta com quatro aeronaves de tamanhos variados que incorporam diferentes tecnologias de propulsão: eletricidade, célula de combustível de hidrogênio, turbina a gás de duplo combustível e híbrido-elétrico. Cada aeronave está sendo analisada conforme sua viabilidade técnica e comercial.

Na versão 100% elétrica, o modelo E9-FE, com nove assentos, tem zero emissão de carbono, assim como no modelo de célula de combustível de hidrogênio (E19-H2FC), também de pequeno porte, para 19 assentos. Já o híbrido (E9-HE), com nove assentos, tem 90% de redução de emissão e o de turbina a gás de duplo combustível (hidrogênio e SAF, combustível sustentável de aviação), para até 50 assentos, pode chegar a 100% de redução. A Embraer trabalha com prazos para disponibilidade comercial os anos de 2030 (híbrido-elétrico), 2035 (elétrico e célula de combustível) e 2040 (turbina a gás).

Além do trabalho conceitual com os aviões, a Embraer também testou combustível sustentável de aviação (SAF), misturas de cana de açúcar e combustível derivado da planta de camelina e combustível fóssil, na sua família de E-Jets. A meta da empresa é ter todos os aviões da Embraer compatíveis com SAF até 2030.

Em agosto, a Embraer fez voos com seu demonstrador elétrico, um monomotor EMB-203 Ipanema, 100% movido a eletricidade. Já um demonstrador de célula de combustível de hidrogênio está planejado para 2025 e o eVTOL, um veículo de decolagem e pouso vertical totalmente elétrico e com zero emissão, está sendo desenvolvido para entrar em operação em 2026.



Mais Notícias EM



Petrobras assina MoU com Mitsui para projetos de baixo carbono

Acordo de intenções visa hidrogênio verde, biometano e captura de carbono.

22/03/2024


Luz Para Todos chega a 39 mil pessoas no trimestre

Programa de universalização de energia investiu R$ 228 milhões no período.

22/03/2024


Taesa oferece curso de eletricista para mulheres

No formato on-line, ideia é formar eletricistas para atuar em rede de transmissão.

22/03/2024