O Eletrotec+EM-Power South America – Congresso e feira de infraestrutura elétrica e gestão de energia, sucessor do tradicional Enie - Encontro Nacional de Instalações Elétricas, que durante quase quatro décadas foi realizado pela Revista Eletricidade Moderna, vai promover em 19 e 20 de outubro de 2021, quatro minicursos sobre aterramento, proteção contra surtos, eletropostos para carros elétricos e instalações fotovoltaicas.

No dia 19 de outubro, das 10h às 13h, o minicurso Aterramento e equipotencialização apresentará os conceitos mais modernos de aterramento e equipotencialização nas instalações elétricas de BT, assim como a sua implementação. “O aterramento tem sido causa de muitos eventos comprometendo a segurança de pessoas e bens e o funcionamento das instalações elétricas; mas grande parte dos problemas não ocorre devido aos eletrodos de aterramento, e sim à equipotencialização nas instalações elétricas”,  diz o instrutor do curso, o engenheiro João Cunha, diretor da empresa Mi Omega, membro das comissões da ABNT responsáveis pelas normas NBR 5410, NBR 14039 e NBR 16384, autor de diversos artigos técnicos e livros, palestrante na área de instalações elétricas de baixa e média tensão e diretor técnico da Abracopel.

Ainda no dia 19, será realizado o minicurso Medidas de proteção contra surtos, voltado a auxiliar profissionais a projetar sistemas de aterramento, equipotencialização, roteamento de cabos, blindagens, interfaces isolantes e Dispositivos de Proteção contra Surtos (DPS). Já em 20 de outubro será a vez de Instalações de sistemas de carregamento para Veículos Elétricos, que visa capacitar engenheiros e técnicos a desenvolver o projeto elétrico e executar a instalação de carregadores para veículos elétricos, conforme as normas técnicas ABNT e IEC, além de boas práticas, e Projeto de instalações fotovoltaicas, que apresentará uma metodologia para avaliações dessa performance e analisará os diversos problemas que podem ser encontrados e que irão impactar no desempenho da usina.

O Eletrotec oferecerá também, na segunda-feira 18 de outubro, uma visão panorâmica dos trabalhos de normalização em diversas áreas, com painéis sobre as normas de instalações fotovoltaicas (ABNT NBR 16690 e correlatas), normas de proteção contra raios e sobretensões (ABNT NBR 5419 e correlatas) e normas de instalações elétricas BT (ABNT NBR 5410).

Os interessados em participar dos minicursos e painéis de normalização, podem se inscrever através do link https://www.euvou.net.br/THESMARTERESOUTHAMERICA2021/home?utm_campaign=1009_eletrotecem-power_sem_preco&utm_medium=email&utm_source=RD+Station.

A Eletrotec é integrante do evento The Smarter E South America, promovido e organizado pela Solar Promotion International GmbH, Freiburg Management and Marketing International GmbH (Alemanha) e pela Aranda Eventos & Congressos Ltda, que congrega também a Intersolar South America, maior feira e congresso para o setor solar na América Latina e a ees South America - Feira de baterias e sistemas de armazenamento de energia. O evento acontecerá de 18 a 20 de outubro, no Expo Center Norte, em São Paulo, SP. Mais informações em www.thesmartere.com.br.  



Mais Notícias EM



MP 1212 quer reduzir tarifas de energia e aumentar subsídios

Medida provisória vai antecipar pagamentos da Eletrobras para quitar empréstimos das distribuidoras e estender prazo para descontos de renováveis

12/04/2024


Bombeiros regulamentam vagas e carregadores elétricos em SP

A ABVE critica as propostas da consulta pública por conta de aumento de custos e inviabilização de instalação de pontos de recarga

15/04/2024


Enel inaugura complexo eólico na Bahia

O complexo Aroeira tem 348 MW e consumiu R$ 2,1 bilhões em investimentos

12/04/2024