A Neoenergia está apoiando o desenvolvimento de uma ferramenta de monitoramento de consumo de energia para uso em seus clientes residenciais ou empresariais de pequeno e médio porte. Solução já adotada entre grandes empresas, a iniciativa é feita por meio do Programa de Eficiência Energética PEE da Aneel de quatro distribuidoras do grupo – Coelba (BA), Celpe (PE), Cosern (RN) e Elektro (SP e MS) – que firmaram parceria com a startup Smartiks, de Campina Grande (PB), para pesquisar a tecnologia.

A ideia do projeto é criar uma plataforma de baixo custo para monitorar o consumo e a geração em tempo real, com condição de ser usada em residências e aliada a outras tecnologias. Com o acompanhamento instantâneo dos equipamentos, será possível entender como, quando e onde a energia está sendo consumida e, a partir dessas informações, criar consciência para mudar hábitos e economizar.

A equipe de pesquisa já desenvolveu um protótipo para ser instalado próximo ao medidor de energia que, conectado à rede Wi-Fi da residência, transmite as informações de consumo para um sistema criado pela startup. Os dados obtidos são analisados instantaneamente de forma automatizada. No projeto, foi desenvolvida também uma interface amigável para disponibilizar as informações ao consumidor no computador ou no celular, através de um aplicativo.

Os testes foram iniciados em novembro de 2020 em sete imóveis de Salvador (BA). Entre eles, seis contam com painéis fotovoltaicos. Nesses casos, um equipamento é instalado no medidor e outro no inversor, permitindo monitorar, além do consumo, a potência de geração. As informações podem ser filtradas pelo usuário em tempo real, diariamente ou no ciclo mensal.



Mais Notícias EM



Cemig faz leilão de CGHs e PCH em Minas Gerais

Marcado para 3 de julho, certame terá lote único com valor mínimo de R$ 29,1 milhões

19/04/2024


Neoenergia Coelba planeja investir R$ 13,3 bi na Bahia até 2027

Distribuidora vai construir ou expandir 71 subestações e mais de 4,3 mil km de rede de alta e média tensão

19/04/2024


Brasil mantém sexta colocação em ranking eólico onshore

Segundo o GWEC, País teve também o terceiro melhor desempenho global em potência adicionada em 2023

19/04/2024