A Aranda Eventos reúne de hoje até quinta-feira, sempre às 17h30, especialistas das diferentes áreas cobertas pelos veículos de comunicação do grupo Aranda para promover uma semana de apresentações e debates, chamada “Semana da Eficiência Energética”. Serão quatro webinars voltados aos setores de saneamento, indústria de plásticos, data-centers e edificações. A participação é gratuita.

Os temas estão relacionados ao conteúdo das revistas técnicas Hydro, PI - Plástico Industrial, RTI - Redes, Telecom e Instalações, EM - Eletricidade Moderna e Fotovolt. Os eventos contarão com apresentações de renomados profissionais de instituições como Abesco, Abrinstal, Abrace, Unesp e Senai, entre outras. A programação segue abaixo:

Segunda, 26 - 17h30 - Hydro webinar - Redução de Custos com Energia Elétrica no Setor de Saneamento

As empresas de serviços de água e esgoto respondem por 3% do consumo total de energia do Brasil, ou seja, por volta de 13 TWh/ano, a um custo anual da ordem de R$ 5 bilhões. Trata-se da segunda maior despesa operacional, atrás apenas da mão de obra. Os gastos tendem a crescer com as metas de universalização do setor, que vão multiplicar a quantidade e as capacidades das estações. O webinar apresentará os projetos de eficiência energética aplicados nas companhias de saneamento, as tecnologias capazes de reduzir os gastos e os resultados obtidos.

Participantes: Eduardo Antonio Moreno, CEO da Vitalux-Ecoativa; Alberto Fossa, Abrinstal; Emerson Rocha, Aegea Saneamento; e Frederico Rocha Araújo, presidente da Abesco – Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia (moderador).

Terça, 27 - 17h30 – PI webinar - Gerenciamento do Uso de Energia Elétrica na Indústria de Plásticos

Devido ao uso de processos térmicos, a indústria de plásticos é uma consumidora intensiva de energia elétrica. Além dos equipamentos destinados à moldagem em si, sistemas de ar comprimido, refrigeração de moldes e torres de resfriamento de água apresentam altos níveis de demanda e, consequentemente, grande potencial de racionalização do uso, com possibilidade de ganhos em termos de redução de custos. Eleger fontes alternativas e ingressar no mercado livre de energia também podem ser opções para que essas indústrias reduzam seus gastos com energia, especialmente neste momento em que estão sofrendo forte pressão de custos devido ao aumento dos preços da matéria-prima.

Participantes: Dr.Jordão Gheller Jr., Gerente de Operações do Instituto Senai de Tecnologia em Petróleo, Gás e Energia (RS); Victor Hugo Iocca, Gerente de Energia Elétrica da Abrace - Associação Brasileira dos Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres; e Hellen Souza, editora da revista Plástico Industrial (moderadora).

Quarta, 28 - 17h30 – RTI webinar - Energia em Data Centers: Onde Estamos e Para Onde Vamos

Geração elétrica local com painéis fotovoltaicos, controle do fluxo de ar para climatização da sala de servidores, uso de sistemas DCIM e IoT para monitoramento de sua infraestrutura e muito mais sobre eficientização energética em data centers será discutido e debatido segundo novas abordagens, com apresentação de casos e seus resultados e, ainda, os desenvolvimentos futuros.

Parcitipantes: José Roberto da Silva, Top Tier Infraestructure; e Paulo Marin, Colunista da revista RTI (moderador).

Quinta, 29 – 17h30 – EM webinar - Edificações - Uso eficiente da energia e redução de custos

Conteúdo: Definições de conservação, eficiência e gestão da energia. O planejamento de um sistema de gestão da energia de acordo com a norma ABNT NBR ISO 50001. Conceitos sobre consumo e uso da energia, uso significativo de energia e variáveis influenciadoras, indicadores de desempenho energético e linha de base energética. Estudo de caso de eficientização energética em edificações.

Palestrante: Guilherme Filippo Filho, FEG/Unesp. Mediação: Mauro Crestani, editor das revistas Eletricidade Moderna e FotoVolt.

Para participar, basta acessar o canal da Aranda Eventos nos dias e horários programados (https://www.youtube.com/ArandaEventos). Caso queira receber os lembretes em sua caixa de entrada ou receber atualizações e informações sobre este e outros de nossos eventos, faça sua inscrição em: https://oferta.arandanet.com.br/semana-da-eficiencia-energetica.

         



Mais Notícias EM



Petrobras assina MoU com Mitsui para projetos de baixo carbono

Acordo de intenções visa hidrogênio verde, biometano e captura de carbono.

22/03/2024


Luz Para Todos chega a 39 mil pessoas no trimestre

Programa de universalização de energia investiu R$ 228 milhões no período.

22/03/2024


Taesa oferece curso de eletricista para mulheres

No formato on-line, ideia é formar eletricistas para atuar em rede de transmissão.

22/03/2024