Um projeto voltado para a construção de implementos para a área de mineração a partir do uso de chapas de aço com alta resistência levou à fabricação de novas versões de caçambas meia cana. Elas apresentaram menor peso, bem como resistência mecânica superior, em relação às suas equivalentes feitas com outros tipos de aços como, por exemplo, aço-carbono.

Implementos para mineração pesada ganham versões fabricadas com aços de alta resistência

 

Este trabalho é resultado de uma parceria entre a SSAB, com matriz na Suécia e subsidiária em São Paulo (SP), a Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), com sede em Araxá (MG), e a Rossetti, com unidade fabril em Guarulhos (SP).

 

Os aços utilizados na fabricação das caçambas pertencem às linhas Hardox 500 Tuf e Strenx. Em comunicado à imprensa, foi informado que a chapa que compõe o fundo de uma nova versão dos implementos passou a ter espessura de 5 mm, que em versões anteriores era de 6 mm ou até 8 mm. Já as chapas que formam as partes laterais, frontal e traseira têm espessura de 3 mm, as quais anteriormente apresentavam de 4 a 6 mm.

 

Também foi divulgado que uma das características dos aços usados é a presença de microadições de nióbio em sua estrutura. De acordo com Hugo Leandro Rosa, gerente de manutenção da CBMM, graças ao uso de chapas metálicas mais finas e de outras mudanças feitas na configuração dos implementos, o peso das versões atuais passou a ser de aproximadamente 4,7 toneladas, enquanto modelos anteriores chegaram a apresentar peso de cerca de 7,4 toneladas.

 

Segundo informações das empresas, as propriedades de resistência mecânica e ao impacto dos aços usados na fabricação das cambas são superiores às de outros aços da classe de 500 Brinell comercializados atualmente. Foi divulgado ainda que a capacidade delas é de 20 metros cúbicos, e que elas foram projetadas para o transporte de minério pirocloro.

 

Fotos: SSAB/Rossetti/CBMM

 

Reportagens similares:

Lubrificação sem névoa para chapas em processamento

Aplicação do aço inox no agronegócio é tema de estudo

 

#CBMM #SSAB #Rossetti #Aços #CorteeConformaçãodeMetais


 



Mais Notícias CCM



Robô plataforma pode movimentar cargas de até três toneladas

Indicado para movimentar chapas metálicas, robô da Kuka chamado KMP 3000P conta com câmeras 3D e scanners a laser.

18/04/2024


Bolsas de estudo para profissionais da indústria

O programa Inova Talentos promove concurso de bolsas de estudo de até R$ 8,4 mil para áreas como engenharia mecânica e de materiais.

08/04/2024


Discos abrasivos para corte de chapas e tubos de aço

Linha de discos abrasivos passou a contar com novos modelos indicados para o corte de aço e aço inoxidável.

08/04/2024