A Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgou uma pesquisa que mostrou que um percentual de 80% de empresas de médio e grande porte do ramo industrial obteve ganhos em produtividade ao implementar o uso de novas tecnologias em seu chão de fábrica durante a pandemia de Covid-19.

Levantamento da CNI mostra que empresas investiram em tecnologia durante a pandemia, e obtiveram bons resultados

 

De acordo com o estudo encomendado pela entidade ao instituto FSB Pesquisa, a grande maioria das companhias participantes do levantamento mencionou que os ganhos obtidos também estão relacionados à competitividade e à lucratividade. Além disso, foi apontado que 5% das entrevistadas obtiveram ganhos relacionados a estes assuntos, enquanto 3% delas disseram ter obtido resultados menos expressivos.

 

Em comunicado à imprensa, Robson Braga de Andrade, presidente da CNI, comentou que incentivar a implementação de novas tecnologias em parques fabris é fundamental para o enfrentamento das dificuldades causadas pela atual crise sanitária. “Diante do surgimento de pandemias como a de Covid-19, e de obstáculos ao crescimento econômico e à melhoria das condições de vida da população, estimular o espírito inovador é primordial para avançarmos”, concluiu.

 

 

Automação e trabalho manual

 

Outro assunto que foi abordado por meio da pesquisa é o uso de tecnologia/ferramentas que se aproximem dos conceitos de indústria 4.0, e que sejam úteis para a capacitação de profissionais. Este é um tema recorrente no ramo industrial e inevitavelmente levanta questões sobre a modernização do chão de fábrica, aumento da produção e o mantenimento de empregos.

 

“Ganhos operacionais impulsionam diretamente a rentabilidade e, por consequência, o desenvolvimento econômico, ajudando a salvar empresas e empregos”, comentou Fábio Rodrigues, CEO da Novidá (São Paulo, SP). Segundo ele, “existe um desequilíbrio muito grande entre as máquinas e o trabalho manual, e por isso é tão importante que a indústria inove”.

 

Mais informações podem ser obtidas aqui.

 

Imagem: Pixabay

 

Reportagens similares:

 

Um ambiente de soldagem mais colaborativo

 

Automação em soldagem é tendência mundial no processamento de metais

 

#CNI #FSBPesquisa #Indústria40 #CorteeConformaçãodeMetais #Covid19

 



Mais Notícias CCM



Smartphones e tablets industriais para locação

Dispositivos móveis corporativos oferecidos pela Simpress, para locação, contam com sistema de segurança em caso de roubo ou perda.

19/04/2024


Robô plataforma pode movimentar cargas de até três toneladas

Indicado para movimentar chapas metálicas, robô da Kuka chamado KMP 3000P conta com câmeras 3D e scanners a laser.

18/04/2024


Bolsas de estudo para profissionais da indústria

O programa Inova Talentos promove concurso de bolsas de estudo de até R$ 8,4 mil para áreas como engenharia mecânica e de materiais.

08/04/2024