A holandesa Refitech, fabricante de materiais compósitos leves, expandiu sua linha de estruturas tubulares em fibra de carbono, incluindo agora na sua linha Refiflex um novo tubo de alta precisão, com seção de 40x40 mm e comprimento padrão de 1.600 mm. Também integram a série as conexões correspondentes para união e montagem de estruturas tubulares aplicáveis em áreas da engenharia que exigem materiais leves e resistentes, em substituição ao aço e ao alumínio. Alguns exemplos são a construção de partes de máquinas, robôs, peças para o setor aeroespacial e para drones.

 

Bas Nijpels, engenheiro de vendas da Refitech, comentou que a demanda crescente por sistemas construtivos leves fez crescer a procura pelos perfis em fibra de carbono, o que levou a empresa a oferecê-los em 18 formatos e tamanhos diferentes. “Embora nossos clientes estejam construindo aplicações cada vez mais interessantes, seu desafio é sempre o mesmo: alto desempenho com peso reduzido, em comparação com uma estrutura ou sistema de alumínio existente. Alguns exemplos recentes incluem quadros para telas de LED e garras que usam fibra de carbono para reduzir seu peso. Uma solução de carbono tem uma vida útil muito mais longa do que a alternativa de alumínio, e essa vantagem se paga rapidamente”, comentou.

 

A Refitech tem atuado no mercado brasileiro enviando pequenas quantidades do material à medida que são compradas em sua loja online. No entanto, os custos de transporte são altos, o que encarece o produto final. Por essa razão a empresa está procurando um agente que a represente no País, assegurando a manutenção de um pequeno estoque local que possa suprir a demanda interna.

 

As características do material incluem baixo peso combinado a alta resistência química e mecânica e baixo coeficiente de expansão térmica, o que o torna ideal para uso em robôs e braços mecânicos articulados. Os perfis podem ser comprados por metro e, combinados permitem a montagem de diferentes tipos de estrutura sem a necessidade de investimento em moldes.


 

Quadros de calibração ou gabaritos de montagem

Nijpels explica que os perfis são usados na indústria automobilística para fazer estruturas de calibração ou gabaritos de montagem: “Em comparação com armações de alumínio, este sistema pode economizar até 70% em peso com uma resistência e rigidez comparáveis. As vantagens para o usuário final são alta estabilidade dimensional e uma carga ergonômica muito baixa, devido ao baixo peso”.

 

Além de sua sede em Waalwijk (Holanda) a Refitech possui suas próprias instalações de produção em Ningbo, China. Nos países de língua alemã, coopera com a CG TEC Carbon und Glasfasertechnik GmbH (www.cg-tec.de), na Itália com a CarboSix (www.carbosix.it) e na Península Ibérica com a Clip Carbono (www.clipcarbono. com).

 

As empresas interessadas em estabelecer parceria para distribuição dos perfis da Refitech no Brasil podem entrar em contato pelo e-mail b.nijpels@refitech.nl .

 

#Refitech  #Refiflex  #estruturaemfibradecarbono
 



Mais Notícias CCM



Investimento em corte e estampagem de metais na Açotubo

Uma nova prensa e um sistema progressivo de alimentação de chapas passarão a integrar a linha de estampagem de metais do Grupo Açotubo. Ambas vão entrar em operação nos próximos meses. Profissionais que integram o time da empresa comentaram sobre investimentos no desenvolvimento de pacotes de serviços de corte, dobra e estampagem, e na capacitação de colaboradores.

22/03/2024


Célula robotizada de soldagem aumenta a produtividade da Tedesco

A Dalca Brasil desenvolveu uma célula para a Tedesco Sistemas de Armazenagem que aumentou em 30% a produtividade da linha de soldagem de perfis e longarinas.

22/03/2024


Fabricante alemã de motores elétricos vai expor na AgriShow

A Dunkermotoren vai promover o uso de motores elétricos integrados a sistemas de IoT durante a feira AgriShow.

22/03/2024