Usuários especializados e especificadores profissionais de sistemas de energia solar fotovoltaica indicam nesta pesquisa as marcas que consideram as melhores de 29 produtos e equipamentos. Em seu segundo ano, o levantamento já permite acompanhar a evolução das marcas no tempo.


A energia solar fotovoltaica deve receber investimento de mais de R$50,8 bilhões este ano, somando os segmentos de geração distribuída e centralizada, abrindo mais de 357 mil vagas de emprego em todo o País, o que elevará a força de trabalho do setor para 747 mil empregos acumulados desde 2012, segundo prognóstico divulgado recentemente pela Absolar - Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica. Mais de 11,9 GW de potência devem ser instalados até dezembro, representando crescimento de 91,7% sobre a atual capacidade de 13,0 GW..

A maior parte das novas vagas de emprego (251 mil) e do investimento (R$ 40,6 bilhões) deve acontecer no segmento de geração distribuída (GD), mpulsionado este ano pela recém-publicada Lei no 14.300, chamada de “o marco legal da GD”, que estabelece período de vacância de 12 meses — projetos já instalados ou cuja solicitação de acesso às redes das distribuidoras de energia ocorra até o dia 7 de janeiro de 2023 continuarão a ser tratados de acordo com as regras atuais de compensação, previstas na REN 482/2012, até o final de 2045.

A medida deve acelerar a entrada de novos empreendedores no setor fotovoltaico em 2022 e também a demanda por produtos para geradores fotovoltaicos, com a criação de novos fornecedores locais e a entrada de mais marcas estrangeiras. Neste quadro, é natural um certo grau de incerteza quanto à confiabilidade das inúmeras marcas ofertadas, daí a importância e o peso da opinião de quem já está no métier, que conhece ou experimentou um número razoável de marcas e pode, portanto, emitir opinião embasada. É o que oferecemos aqui, na pesquisa “Marcas de Excelência”, cujos critérios detalhamos a seguir.

A pesquisa

Foram enviados questionários à base de leitores cadastrados de FotoVolt composta por profissionais técnicos de empresas de engenharia, integradoras, construtoras, do setor de comércio e serviços, de órgãos da administração direta, instituições de ensino, etc. Entre outubro e novembro de 2021 foram captadas 213 respostas válidas — foram considerados válidos apenas questionários de pessoas que se declararam “usuários” e/ ou “especificadores” de produtos fotovoltaicos. O gráfico abaixo mostra a distribuição geográfica dos consultados.

A pergunta “Dos produtos abaixo relacionados, qual é, em sua opinião, a marca de excelência?” era acompanhada no questionário de uma lista com 29 itens. A maioria são produtos e equipamentos específicos para instalações de energia solar FV (empregadas nas diversas etapas do projeto, implantação, operação e manutenção) e para armazenamento da energia gerada (tanto sistemas completos quanto baterias, isoladamente); outros são equipamentos de uso mais geral em instalações elétricas mas muito utilizados em sistemas FV, como, por exemplo, eletrocentros, transformadores elétricos, medidores de grandezas, etc.

Os resultados das indicações dos consultados estão apresentados em tabelas adiante, uma para cada produto, em percentuais do universo do específico do item.

Sendo este o segundo ano em que a pesquisa é realizada, já é possível comparar a evolução do conceito das marcas (ao menos da maioria delas) junto a esse público especializado. Portanto as tabelas trazem, além dos resultados da pesquisa deste ano, também os percentuais auferidos no levantamento do ano passado.

A pesquisa também se aprimora com a inclusão dos itens “fixadores”, de importância inquestionável nas instalações, e produtos cuja participação no setor é prevista aumentar na medida da sua própria evolução e da maior penetração no mercado: módulos de células orgânicas e módulos de perovskyta.

Como o questionário orientava que o profissional só se manifestasse sobre produtos com os quais tivesse experiência, nenhum dos consultados indicou marcas para todos os itens pesquisados, sendo esta a razão de o universo de cada tabela ser sempre menor que os 213 questionários válidos. A esse respeito, aliás, a tabela I aqui publicada traz uma relação dos itens sobre os quais os consultados mais se manifestaram e que, portanto, podem ser considerados os itens de uso mais difundido no setor. Já a tabela II relaciona as 10 marcas que receberam mais indicações em um único produto, com os itens correspondentes. Como a resposta era espontânea, não raro os profissionais indicaram mais de uma marca para um mesmo produto, por considerá-las iguais em excelência. Por isso, em algumas tabelas, a soma dos percentuais individuais das marcas pode resultar maior que 100%. Por fim, cabe ressalvar que, por razões de espaço, nas tabelas só constam as marcas que obtiveram no mínimo 2% das indicações de cada produto.