A PPP Piauí Conectado firmou parceria com a Uespi - Universidade Estadual do Piauí para instalação de um Complexo de Telecomunicações (CTEL), que irá funcionar dentro da Unidade Universitária Centro de Tecnologia e Urbanismo. Além da infraestrutura e materiais das redes de energia e dados, a Piauí Conectado doará ao laboratório diversos equipamentos e instrumentos que vão contribuir para a formação de alunos e ex-alunos do Curso de Engenharia Elétrica da Uespi.

Com os laboratórios de GPON e de redes locais, os estudantes poderão aplicar na prática seus conhecimentos teóricos nas disciplinas que serão ministradas em convênio com a Uespi, por meio de programa que fornecerá 10 cursos de extensão na área de telecomunicação. “Dessa forma, o CTEL irá contribuir na capacitação e formação de profissionais para alunos e ex-alunos de graduação da Uespi”, diz Antônio Cebalho, diretor de Projetos e Tecnologia da Globaltask, empresa responsável pelo desenvolvimento da PPP Piauí Conectado. Quando pronta, em 2022, a rede de fibra óptica da PPP chegará aos 224 municípios do estado, totalizando 5000 quilômetros de extensão.

Segundo a superintendente de Parcerias e Concessões, Viviane Moura, o projeto está solidificando o compromisso de garantir o desenvolvimento econômico e social. “As PPPs atuam de várias formas com as políticas de inclusão social, capacitação profissional, desenvolvimento sustentável e qualidade de vida das pessoas através da geração e aplicação de conhecimento. As concessionárias buscam sempre estabelecer convênios com instituições de ensino para garantir que a população tenha acesso a cursos e qualificação, especialmente na área de tecnologia, que tanto carece de mão de obra especializada”, destaca a gestora.

A Piauí Conectado também intermediou parcerias com a Nexa, Cisco, ZTE e Furukawa, que irão fornecer equipamentos como switches, ONUs e OLTs. O laboratório estará em operação até o início do próximo ano.



Mais Notícias RTI



Com R$ 250 mil investidos, UFCA lançou PTT-Cariri

Projeto busca melhorar conexão de Internet do Cariri cearense e da própria instituição.

15/04/2024


TRE-PI moderniza infraestrutura de TI com data center contêiner

Órgão público investe também na arquitetura de dados hiperconvergente.

15/04/2024


Começa processo de ativação da infovia que conecta Belém a Macapá com fibra óptica

Plataforma levou 19 dias para instalar o cabeamento pelo leito de rios amazônicos, menos do que o previsto.

15/04/2024