A possibilidade de que os provedores regionais de Internet participem dos lotes do leilão para a implantação da tecnologia 5G no Brasil ampliou ainda mais o interesse da Sencinet em desenvolver relacionamento de negócios com as empresas. No início do ano, a empresa deu início a um programa de seleção e captação de parceiros que tem como objetivo chegar a milhares de provedores regionais cadastrados em toda a região.

A Sencinet é uma integradora de telecomunicações e serviços em nuvem criada em outubro de 2020 como fruto da aquisição das operações domésticas da América Latina da British Telecom (BT) pelo CIH Group. Inicialmente o objetivo da companhia em se aproximar dos provedores era o de ampliar a distribuição de seus produtos, principalmente o SD-WAN, mas com a aproximação dos leilões, surgiu a possibilidade dessas empresas desempenharem um papel fundamental no aproveitamento da tecnologia que ampliou a atratividade dessas organizações pela sinergia com o planejamento estratégico da Sencinet.

Apenas no mês de julho surgiram movimentos como a criação do coletivo Iniciativa 5G Brasil, que já reúne aproximadamente 300 provedores e pode resultar na criação de um consórcio para participar dos leilões. Além disso, já existem manifestações individuais de provedores com planos de participar de forma isolada da concorrência.

“Acreditamos que os provedores possam desempenhar, no que se refere ao 5G, um papel semelhante ao que as fintechs, por exemplo, estão desempenhando em relação à indústria financeira, que é o de democratizar e descentralizar a prestação de serviços. Este fenômeno será capaz de gerar inúmeras oportunidades e queremos estar próximos para prestar suporte ao desenvolvimento de novas soluções”, afirma Marcelo Leite, diretor da Sencinet.

A colaboração oferecida pela Sencinet permite aos provedores acrescentarem aos seus portfólios de serviços a estrutura robusta que as grandes e médias empresas precisam quando estão em busca de parceiros para se instalar fora dos grandes centros. Segundo ele, por contarem com o suporte da Sencinet, esses provedores locais passam a poder contar em suas carteiras de clientes com marcas líderes em segmentos como o varejo, por exemplo, sempre em busca de instalar lojas pela maior parte do território nacional ou o financeiro, com sua necessidade de atendimento por meio de agências.

“Além de garantir a estabilidade e redundância na conexão, os provedores locais conseguem viabilizar soluções de acesso, por exemplo a SD-WAN, que é uma das mais fortes tendências para conectar aplicações em nuvem e redes corporativas”, completa.



Mais Notícias RTI



Com R$ 250 mil investidos, UFCA lançou PTT-Cariri

Projeto busca melhorar conexão de Internet do Cariri cearense e da própria instituição.

15/04/2024


TRE-PI moderniza infraestrutura de TI com data center contêiner

Órgão público investe também na arquitetura de dados hiperconvergente.

15/04/2024


Começa processo de ativação da infovia que conecta Belém a Macapá com fibra óptica

Plataforma levou 19 dias para instalar o cabeamento pelo leito de rios amazônicos, menos do que o previsto.

15/04/2024