Para ampliar a cobertura e a capacidade de transmissão das redes ópticas DWDM - Dense Wavelength Division Multiplexing no Rio de Janeiro e Espírito Santo, a operadora Altarede Corporate fez um investimento recorde, da ordem de R$ 5 milhões, nas novas gerações de transponders de 200 e 800 Gbit/s da Padtec. O objetivo é garantir conexões de alta capacidade a seus clientes, como operadoras, provedores de Internet, governo e o mercado corporativo.

Mario Benech Gulla, CTO da Altarede Corporate, ressalta que, ao longo de 2020, a operadora investiu no aumento da capacidade de transmissão de sua infraestrutura de rede, preparando-a para atender rapidamente ao crescimento expressivo do tráfego de dados decorrente do isolamento social. “Mapeamos os principais pontos de conexão e montamos um plano estratégico de contingência. No total, fizemos um investimento de mais de R$ 10 milhões para a modernização da rede, que incluiu a aquisição das soluções da Padtec, instalação de novos POPs, lançamento de cabos ópticos e adequação da infraestrutura de forma geral”, conta o executivo.

“A transformação digital das empresas, as novas tendências de educação a distância e o aumento expressivo do uso de streaming de vídeo são sinais de um novo tempo. A Altarede está preparada para oferecer banda larga de altíssima capacidade para atender às demandas por novos serviços, que vão continuar após o fim do isolamento social, com as mudanças nos hábitos das pessoas”, afirma o executivo. “A solução DWDM preparou nossa rede óptica para um crescimento escalável e flexível da capacidade de tráfego de dados, acompanhando o aumento da demanda e expansão no mercado”, completa.

Para iluminar as novas rotas da operadora, instaladas entre as capitais do Rio de Janeiro e Espírito Santo, a Padtec forneceu sistemas DWDM com tecnologia ROADM - Reconfigurable Optical Add-Drop Multiplexer, que adiciona mais flexibilidade no direcionamento do tráfego das redes ópticas, transponders de 200 e 800 Gbit/s, amplificadores ópticos e sistemas de proteção de rota, com trechos que garantem o tráfego de dados a 300 Gbit/s.

A parceria entre as empresas compreende ainda a prestação de serviços, pela Padtec, na área de gestão da operação das redes ópticas da Altarede, o que inclui suporte técnico e monitoramento da malha óptica da operadora, por meio de seu NOC - Centro de Operações de Rede. “A oferta de uma solução completa de serviços de telecomunicações, que envolve desde o planejamento do sistema até a instalação, operação e manutenção das redes, acrescenta mais solidez ao nosso portfólio”, destaca Argemiro Sousa, diretor de Negócios da Padtec.

Com quase 20 anos de mercado, Altarede Corporate conta hoje com mais de 10 mil km de backbone óptico em mais de 300 localidades, como Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, Boa Vista, Manaus e Fortaleza, e presença nos principais data centers e land stations (pontos de chegada dos cabos submarinos nacionais e internacionais).



Mais Notícias RTI



Way e TIM finalizam ativação 4G/LTE em 619 km de rodovias no Mato Grosso do Sul

Projeto envolveu a instalação de 54 torres e equipamentos em 700 MHz.

26/03/2024


Microsoft reúne mais de 3 mil clientes e desenvolvedores em São Paulo para discutir oportunidades da inteligência artificial

O Brasil é o único da América Latina a sediar o Microsoft AI Tour, realizado em vários países.

26/03/2024


Saint-Gobain renova a gestão de data center da América do Sul com Kyndryl

Objetivo é reduzir o consumo de recursos e modernizar operações de TI.

25/03/2024