O desestímulo ao agrupamento de pessoas favorece a procura por formas de diversão envolvendo apenas membros de uma mesma família ou, no máximo, amigos mais próximos. Uma consequência dessa nova tendência de comportamento é o aumento da procura por itens destinados ao lazer em casa, com destaque para as piscinas, como já foi observado pela Dilutec, empresa fornecedora de gelcoat que já notou o aumento da demanda pelo produto.

O gelcoat é uma combinação de resinas, pigmentos e aditivos usada para proteger peças em compósitos. No caso das piscinas, confere o acabamento uniforme e a boa aparência às superfícies. “Aglomerações tendem a ser cada vez mais desestimuladas. As pessoas procurarão formas de diversão mais intimistas, se possível dentro de suas casas ou em ambientes seguros. Isso deve impactar de forma positiva o setor de piscinas de compósitos”, avalia Marcos Pannellini, gerente comercial da Dilutec.

A empresa já havia expandido a sua capacidade instalada em 2019, ampliando em 40% seu potencial de produção, que alcança hoje 220 toneladas/mês de gelcoat, suficiente para enfrentar a perspectiva de aumento de demanda. No entanto, desenvolveu recentemente uma família de produtos que proporcionam efeitos especiais, tais como metalizado ou perolado, às peças de compósitos. Denominada Colorgel Effect, a novidade é recomendada para os fabricantes de barcos, piscinas, lavatórios e banheiras, entre outros produtos, e foi criada a partir da consulta de um cliente.

Para as aplicações quimicamente mais agressivas, caso das que ficam em contato com a água, o material é fornecido com base em resina isoftálica. Para os ambientes menos complexos, recomenda-se a formulação a partir de resinas ortoftálicas. As cores disponíveis no momento são prata, preto, dourado e azul.


 

Compra da piscina puxa o consumo de outros itens

A compra de piscinas aquece também a demanda por uma série de outros itens fabricados em compósitos ou em termoplásticos, tais como cadeiras, mesas e itens de recreação em material espumado, cujo consumo tende a crescer na medida em que se aproxima o verão.

O investimento na estrutura doméstica de lazer também favorece fabricantes de mármore sintético, tendo em vista que as áreas onde são instaladas as piscinas ficam próximas a churrasqueiras, que, por sua vez, costumam ter bancadas e pias, para as quais o mármore sintético representa uma opção com boa relação custo-benefício e variedade de acabamento.

Outro segmento que tende a se beneficiar das circunstâncias pós-pandemia é o náutico. “A compra de um barco de ‘fibra’, mesmo que pequeno e de baixa motorização, passará a fazer parte dos planos das famílias que desejam se divertir juntas e de forma segura”, salienta o gerente comercial.

 

 

Brasil, 2º maior consumidor mundial de piscinas

A Associação Latino-americana de Materiais Compósitos (Almaco) estima que atualmente cerca de 5% desses materiais são destinados às aplicações de lazer, recreação e ao setor náutico. Os principais itens fabricados são piscinas, embarcações, toboáguas, pranchas de surf e esqui aquático, varas de pesca, brinquedos etc.

De acordo com dados da instituição, o Brasil é o segundo maior mercado de piscinas do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos. Das cerca de 3 milhões de piscinas instaladas hoje no País, 1 milhão foram fabricadas em material compósito. Trata-se de um produto cuja demanda vem se recuperando nos últimos três anos, mas ainda está abaixo da registrada em 2017.

 

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Fotos: Dilutec

 

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