A capacidade de adaptação é uma habilidade que tem garantido a perpetuação da espécie humana. E o mesmo acontece com as empresas, que nada mais são do que conjuntos de capacidades humanas agrupadas em torno de determinados objetivos. Assim, a nova realidade derivada da atual pandemia pode ser vista como uma oportunidade de aprender com a adversidade e se preparar para um novo modelo de produção, de mercado e de consumo.

 

Um estudo recente da consultoria McKinsey, por exemplo, apontou cinco tendências já observadas na China em decorrência da Covid-19, as quais podem ajudar a traçar novas rotas para o futuro próximo das empresas em qualquer ponto do planeta. São elas a digitalização, presente tanto nos modelos de negócio entre empresas (B2B) quanto entre empresas e consumidores finais (B2C); a redução da exposição a riscos globais, que pode ser traduzida como impulso à nacionalização das atividades econômicas; o aumento do nível de competitividade, com vantagem para quem dominar novas tecnologias; o consumo mais consciente ou maturidade do consumidor e, finalmente o importante papel do setor privado na retomada da economia.

 

Isso toca de forma muito particular a indústria. A transformação digital que vinha sendo alardeada há alguns anos consiste hoje em incorporar rapidamente aos seus processos muitos recursos já disponíveis para tornar remotas e assertivas atividades como planejamento, controle e monitoramento da produção. E a pesquisa anual realizada com as empresas que trabalham com processo de injeção, publicada em nossa edição deste mês, é um bom indicador de como este segmento está usando desses meios para encarar as mudanças e sair da crise melhor do que entrou nela.

 

Embora aponte a retração das atividades e o pior dos seus impactos, que é a demissão de colaboradores, o estudo revelou que uma boa parcela está conseguindo se manter ativa e planejar o futuro mesmo em meio a tantas incertezas, apostando em novas ferramentas para se preparar para um novo cenário. E esse preparo passa pelo olhar cuidadoso para as oportunidades que surgem das atuais circunstâncias e para as tecnologias disponíveis atualmente para aproveitá-las. Muitas delas são assuntos das diversas seções e artigos desta edição. Não deixe de conferir!

 

#PlásticoIndustrialjulho2020



Mais Notícias PI



Um ano novo e promissor

Iniciativas internas de estímulo à indústria somadas à necessidade de autossuficiência devido ao cenário das guerras são fatores que poderão estimular o desenvolvimento da indústria em 2024.

30/01/2024


Indústria e pesquisa aplicada: um caminho para recuperar a produtividade

A queda da produtividade da indústria pode estar associada ao investimento insuficiente em maquinário, mas o diálogo com instituições de pesquisa também é um caminho para recuperá-la.

10/11/2023


Vai passar

Atual momento é delicado para o setor de reciclagem de resinas, mas o fato de ser um importante elo do conceito de economia circular pode ser a chave para que ele emerja fortalecido da crise.

11/08/2023