Uma campanha que visa estimular a logística reversa e o descarte correto de embalagens confeccionadas em materiais plásticos, que tem como premissa a troca de resíduos por créditos que podem ser usados para a compra de produtos em lojas credenciadas, está avançando na cidade de São Paulo.

Postos de coleta de embalagens plásticas foram implantados em São Paulo

 

Trata-se de um programa encabeçado pela Molécoola (SP), empresa que gerencia o recebimento e a comercialização de embalagens que são destinadas à reciclagem, e que conta agora com a participação da Unilever (SP), que divulgou a implantação de novos postos autorizados a recolher as embalagens.

 

Em comunicado à imprensa, a companhia divulgou que já estão em operação contêineres voltados ao recolhimento de embalagens em unidades de uma rede de supermercados. Os postos se encontram no bairro do Jaguaré, Jardim São Luís (João Dias), Raposo Tavares, no Ipiranga (Avenida Ricardo Jafet), em Interlagos, Aeroporto, Itaim Bibi, Morumbi e Bela Vista.

 

Além disso, Ricardo Zuccollo, vice-presidente da Unilever, comentou: “Ao impulsionarmos essa grande iniciativa de reciclagem, vamos dar a oportunidade de o consumidor contribuir com o ciclo das embalagens de forma prática, e ainda converter essa atitude em economia para o bolso dele”.


 

Que embalagens podem ser trocadas?

 

O programa de troca de embalagens por créditos abrange, por exemplo, recipientes, garrafas de PET, tampas plásticas, entre outras, feitas de plástico e de outros materiais. Elas podem ser entregues em qualquer ponto autorizado da rede de recebimento, devendo estar higienizadas e separadas por categoria.

 

Essas orientações foram mencionadas por Rodrigo Roessler, fundador da Molécoola, que falou mais sobre este assunto: “O conceito que adotamos acaba com o ciclo ‘separar os resíduos de qualquer jeito e não saber o que acontece depois’. Nosso objetivo é trazer a educação ambiental para o dia a dia do consumidor, para que ele avance na jornada de se tornar mais consciente sobre as decisões de compra e, em contrapartida, terá a certeza de que os recicláveis terão destino 100% correto por conta da cadeia de valor integrada ao programa”.

 

Mais informações sobre como participar estão disponíveis aqui.

 

Imagem: Unilever

 

Conteúdo relacionado:

Evento online sobre reciclagem acontece em novembro

Programa de reciclagem de copos plásticos no Sul

 

#Molécoola #Unilever #Reciclagem #Sustentabilidade #Plásticos



Mais Notícias PI



Programa vai atestar a qualidade de plásticos reciclados

Validar a qualidade de plásticos reciclados provenientes de autopeças e que serão reinseridos na cadeia produtiva é um dos objetivos do instituto espanhol Aimplas.

26/03/2024


Uso de blocos de PP reciclado na construção civil é tema de projeto

A Fuplastic e a TETO Brasil participam de um programa de construção de moradias que vai promover a utilização de blocos modulares de polipropileno reciclado. O CEO da Fuplastic forneceu informações sobre projetos de casas e galpões feitos com PP reciclado que estão em andamento.

26/03/2024


PET reciclado é convertido em adesivo anticorrosivo

Uma pesquisadora brasileira desenvolveu um projeto chamado “PET Adesivo”, que consiste no uso de poli(tereftalato de etileno) reciclado na composição de filmes anticorrosivos.

25/03/2024