A Termotécnica (Joinville, SC) estabeleceu uma parceria com a Liga das Escolas de Samba de São Paulo que consiste no recolhimento e reciclagem do poliestireno expandido (EPS) usado na confecção de fantasias e decoração de carros alegóricos.

 

O trabalho de logística reversa é realizado durante seis meses do ano. Nos meses pré-Carnaval, quando os blocos de EPS são recortados e esculpidos para dar origem às alegorias, as aparas e sobras são recolhidas no galpão da LigaSP e destinadas à reciclagem. Após o desfile das escolas de samba, é a vez de os adereços em si terem o mesmo destino.

Para executar o trabalho, foi instalada no local uma máquina que retira o ar do EPS, diminuindo seu volume para simplificar a logística reversa até a usina de reciclagem da Termotécnica, em sua unidade fabril de Rio Claro (SP). Lá o material é recuperado e dá origem ao poliestireno (PS) que segue para ser utilizado em novas aplicações.

Este é o segundo ano da parceria entre a LigaSP e a Termotécnica. Das 34 agremiações associadas, 27 aderiram ao programa e têm encaminhado toneladas de EPS para reciclagem.

 

Foto: LigaSP

 

#ReciclagemnoCarnavaldeSP #ReciclagemdeEPS #Plásticos

 



Mais Notícias PI



Na NPE: reciclados pós-consumo de grau alimentício.

As unidades de negócios da Starlinger vão exibir na feira NPE equipamentos para a produção de PP, PE, PS e PET reciclados para contato com alimentos.

22/04/2024


Dispersões de grafeno melhoram o PP reciclado

Testes realizados pela empresa gaúcha Degrad mostraram que o grafeno pode melhorar propriedades mecânicas do polipropileno reciclado.

24/04/2024


Coletar 60 mil quilos de plásticos no Brasil é meta de empresas parceiras

A Lord e a Plastic Bank Brasil fizeram um acordo para promover um programa de bonificação para catadores de resíduos plásticos na Região Sudeste.

16/04/2024