Confiante na retomada da demanda por maquinário para produção, a Ergomat (São Paulo, SP), desenvolveu um novo modelo de torno CNC de carros múltiplos, denominado TBA Next.

Apresentado ao público durante a última Feimec, que aconteceu no início de maio em São Paulo (SP), o equipamento constitui a quinta geração da conhecida família de tornos da empresa, combinando recursos de uma máquina CNC com os de um modelo de carros múltiplos de alta produtividade.

Com área para passagem de barras com seção de 65 mm, o TBA Next possui 5 eixos lineares e um circular (ou eixo C), todos programáveis para atuação simultânea, contanto ainda com revólver servoacionado de oito posições, que também comporta ferramentas acionadas. Possui comando numérico Fanuc (Oi-TF Plus), com monitor de 15 polegadas e acionamento por toque (touch screen).

A máquina executa operações de usinagem como chanfros sextavados, furos, roscas internas e transversais em uma grande variedade de metais, que vão desde aço inoxidável até ligas como o zamak. Com entrada de rede padrão USB, pode ser conectada para assistência remota via web. O vídeo a seguir mostra o torno TBA Next em operação:

 

 

 

 

Negócios internacionais

 

Tadeu Marcelino, do setor de vendas da Ergomat, comentou que o modelo será uma das atrações da empresa brasileira na feira AMB, que acontece em Stuttgart (Alemanha), de 13 a 17 de setembro, lembrando que as exportações da empresa estão em alta: “Saltamos de um percentual de 30 a 40% no pré-pandemia para 70% da nossa produção voltada para vendas externas atualmente”.

 

O executivo explicou que com a retomada das atividades econômicas em nível mundial, a indústria passou a viver um momento “comprador” no que se refere às máquinas operatrizes, e a Ergomat estava bem posicionada para atender a essa demanda, fabricando desde modelos mais simples até as que incorporam tecnologia mais avançada. Para isso, produz internamente seus componentes de precisão, enquanto compra de parceiros itens menos críticos como os estampados, por exemplo.

 

Os principais destinos do maquinário da Ergomat no exterior atualmente são Alemanha e Áustria, e mais recentemente Estados Unidos, México e Portugal.

Foto: Ergomat
 

Conteúdo relacionado:

Indústria brasileira mais próxima das tecnologias digitais

Aquisição dá origem a uma gigante brasileira do setor de metalurgia


 

#Ergomat  #tornodecarrosmúltiplos



Mais Notícias MM



Realidade aumentada para células robotizadas

Software lançado pela Kuka possui recursos que permitem a simulação de processos complementares à usinagem realizados por robôs industriais. Aplicativo gratuito está disponível para smartphones e tablets.

18/03/2024


Retificação. A transformação digital exige esforços por segurança de dados.

Fabricantes europeus de máquinas estão desenvolvendo, junto com instituições de pesquisa, mecanismos de segurança para a proteção dos dados de produção da indústria, especialmente no setor de retificação.

18/03/2024


Serviço de análise do potencial de automação atende empresas do mundo todo

Ferramenta digital desenvolvida pelo Instituto Fraunhofer de Stuttgart avalia processos e indica qual o nível de automação ideal, de acordo com o perfil de cada empresa.

19/02/2024