A Iochpe-Maxion, fabricante de rodas e fornecedora de componentes estruturais como chassis e longarinas para veículos leves, estabeleceu o objetivo de se tornar neutra em carbono até 2040. A meta, denominada “Roadmap Zero”, estabelece bases para o desenvolvimento sustentável entre os líderes da cadeia automotiva.

 

Entre os elementos-chave do programa está a intenção da Maxion de participar da iniciativa de responsabilidade social do Pacto Global das Nações Unidas (ONU), tornando-se signatária do documento. A empresa se compromete a assumir um papel de liderança no desenvolvimento de cadeias de suprimentos no setor de mobilidade sustentável, apoiando esse compromisso com ações concretas. “Estamos removendo as emissões de CO2 de nossos processos de produção e desenvolvendo produtos leves e eficientes. Nosso objetivo é remover as emissões do ciclo de vida desses componentes-chave sem créditos de compensação”, informou Marcos Oliveira, presidente e CEO da Iochpe-Maxion.

 

O Roadmap Zero abrange todo o ciclo de vida dos produtos da empresa, desde a aquisição de materiais até o projeto e fabricação de seus produtos. Estão sendo desenvolvidos processos e estratégias de compras que aumentam o uso de materiais secundários reciclados, bem como aço verde e alumínio produzidos com energia limpa. Empresas parceiras e fornecedores também estão sendo incentivados a assumir compromissos igualmente ambiciosos.

As inovações no design de produto também apoiam os avanços na mobilidade elétrica e no transporte sustentável, com componentes estruturais leves e rodas aerodinâmicas, visando reduzir a pegada de carbono.



 

Leia também:

Aquisição dá origem a uma gigante brasileira do setor de metalurgia

Vantagens da produção de aço a partir de sucata metálica



 

#IochpeMaxion #sustentabilidade



Mais Notícias MM



Alltech passa a comercializar injetoras de alumínio da Yizumi

Grupo amplia presença no mercado com linha de injeção de alumínio no portfólio com até 5.000 toneladas de força de fechamento.

05/02/2024


Gigacasting, uma revisão dos processos na indústria automobilística

O processo de fundição de alumínio sob pressão para a produção de componentes de grandes dimensões, para chassis e carrocerias, é mais uma das características da indústria da mobilidade elétrica. A técnica recebeu o nome de gigacasting pelas dimensões das máquinas e das peças que, moldadas em menos tempo, substituem itens usinados e estampados.

06/02/2024


GROB Brasil comemora os resultados de 2023

​​​​​​​A filial brasileira da alemã GROB celebra o segundo melhor resultado da sua história e se consolida também como desenvolvedora de tecnologias digitais voltadas para a usinagem.

22/01/2024