Mais de 50.000 toneladas de sucata ferrosa foram exportadas no mês de março deste ano, período em que foi computado um total de 50.217 toneladas frente ao montante de 32.191 toneladas comercializadas no mercado externo no mês anterior, representando um aumento de 56%. Se comparados os mesmos períodos de 2021 e de 2022, houve alta de 126% das exportações deste insumo.

Exportações de sucata ferrosa aumentaram em mais de 80% no primeiro trimestre de 2022

Além disso, o volume de sucata ferrosa exportado durante o primeiro trimestre deste ano foi de 120.612 toneladas contra as 64.883 toneladas correspondentes aos três primeiros meses do ano passado, o que mostra uma alta de 86% das exportações, conforme dados divulgados pelo Ministério da Economia, Secex – informação fornecida pelo Instituto Nacional das Empresas de Sucata de Ferro e Aço (Inesfa).  

 

Esse e outros assuntos relacionados ao conflito entre a Rússia e a Ucrânia, que causou a interrupção de atividades no ramo de produção de aços usináveis, bem como contribuiu para o aumento de preços de insumos para a sua fabricação, foram recentemente comentados por Clineu Alvarenga, presidente da instituição. Ele ponderou que o volume de sucata ferrosa exportado compreende o excedente não consumido no mercado interno. Comentou também que houve reajuste nos preços da sucata ferrosa nos mercados interno e externo, o que é reflexo do aumento de preços de materiais usados na fabricação de aços como, por exemplo, ferro gusa e minério de ferro.

 

 

Imagem: Pixabay

 

Leia mais notícias sobre o ramo:

Como driblar a alta de preços dos aços?

Manufatura aditiva com ligas metálicas de alta resistência

 

#SucataFerrosa #Exportação #MásquinaseMetais



Mais Notícias MM



Fabricante de aços inicia programa de transformação digital

A ArcelorMittal e o Habitat de Inovação SESI-SENAI vão desenvolver tecnologias facilitadoras para a produção de aços, o que faz parte de um acordo estabelecido entre as instituições.

18/03/2024


Realidade aumentada para células robotizadas

Software lançado pela Kuka possui recursos que permitem a simulação de processos complementares à usinagem realizados por robôs industriais. Aplicativo gratuito está disponível para smartphones e tablets.

18/03/2024


Como otimizar a usinagem usando métodos científicos, criatividade e pensamento crítico.

Uma planta industrial de fabricação de moldes obteve aumento da produtividade graças a um projeto que reuniu expertises de profissionais da usinagem, da área de máquinas e de ferramental. Especialista em desenvolvimento de projetos para a otimização de processos produtivos reuniu casos de diversas áreas da indústria em seu livro intitulado “Cientista industrial”.

18/03/2024