A plataforma de automatização de processos produtivos MES 4.0 agora está disponível no mercado nacional em razão de um acordo firmado entre a Cantier Systems, empresa de desenvolvimento com sede em Cingapura, e a distribuidora local para a indústria 4.0 Industrial IoT Solutions. Firmado no mês de abril, o acerto possibilita a comercialização do sistema para o Brasil e os demais países da América Latina. 

De acordo com o fabricante, o Cantier MES 4.0 diferencia-se de produtos similares ao promover a incorporação das tecnologias IIoT, IA, Machine Learning e Big Data Analytics ao sistema, que permite automatizar processos até então realizados por atividade humana, como a definição da ordem de produção e a verificação de motivos para eventuais paradas. Também detém funcionalidades e sistemas de manutenção capazes de gerar uma ordem e controlar as equipes responsáveis por ela, entre outras vantagens.

Com o lançamento da plataforma, a Industrial IoT Solutions planeja atender a um mercado que tende a ser cada vez maior, ao menos no Brasil: segundo estudo realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), somente 19% das indústrias nacionais fazem uso de sistemas MES, mas este número pode chegar a 49% no futuro próximo por diversos fatores. Um deles é a pandemia do coronavírus, que forçou as empresas a reduzir o número de funcionários no chão de fábrica, dificuldade a ser minimizada com o uso da automação.

#MES #GerenciamentoDaProducao #usinagem #ManufacturingExecutionSystem 


 



Mais Notícias MM



Netzsch inaugura nova fábrica de bombas no Brasil

Fabricante alemã de bombas de fuso escolheu a cidade de Pomerode (SC) para sediar sua nova fábrica em território brasileiro, optando por um modelo híbrido em relação às operações de usinagem.

01/04/2024


MWM, uma empresa Tupy, investe em peças de reposição e em novo motor para o setor de defesa.

Os atuais planos da MWM incluem atender à demanda de setores consumidores de propulsores para veículos fora de estrada, implementos agrícolas, máquinas para geração de energia e para o setor marítimo. Assim, a empresa ampliou o seu portfólio de peças para motores a diesel e está também participando de um projeto de atualização do motor do veículo militar Cascavel, do Exército Brasileiro. Novos equipamentos de usinagem e fundição deverão ser adquiridos.

07/03/2024


Haimer passa a distribuir sistemas de gerenciamento de ferramentas de usinagem

A fabricante alemã de porta-ferramentas adquiriu participação na desenvolvedora de software de controle e inventário de ferramentas Wintool.

04/03/2024