O Centro de Controle Operacional (CCO) da concessionária Mirante, de Piracicaba, SP, empresa administrada pela AEGEA, é formado por um amplo sistema de monitoramento da coleta de tratamento do esgoto. Através dele é possível controlar, remotamente, em tempo real, 24 horas por dia o funcionamento das 24 ETEs - estações de tratamento de esgoto e 62 estações elevatórias, bem como efetuar a segurança patrimonial das instalações da empresa.

O sistema realiza a representação gráfica das estações para a tela de computadores, permitindo que o operador do CCO otimize a programação e o controle operacional do sistema de esgotamento sanitário do município. “Operar um CCO exige atenção, conhecimento e decisões assertivas. Temos um sistema inteligente e totalmente integrado, que permite acessar remotamente toda a rede de esgotamento sanitário da cidade”, diz o operador Marcos Kuppe. Segundo ele, a central possibilita o controle do sistema com acompanhamento 24 horas, onde é possível obter diagnósticos e identificação de possíveis manutenções, proporcionando a otimização da operação e o aumento da qualidade do serviço prestado.

O contrato de 30 anos, assinado no dia 11 de junho de 2012, com a prefeitura de Piracicaba, por intermédio do Semae, foi estabelecido por uma PPP – Parceria Público-Privada.  Entre os principais investimentos estão a ampliação da rede de esgoto (253 km), troca de rede coletora (170,5 km), implantação de ramais de esgoto (33.500 unidades), recuperação e melhorias dos sistemas existentes (ETE e estação elevatória), implantação/substituição de hidrômetros, construção e ampliação de ETEs e construção de 11 estações elevatórias. O investimento em obras para a melhoria do sistema de esgoto no período de concessão ultrapassará R$ 330 milhões.



Mais Notícias HYDRO



Sabesp apresenta planos de tornar suas estações em centrais de economia circular na abertura da IFAT

Plantas de biometano, dessalinização e energia solar estão entre as ações da companhia.

25/04/2024


Acquaplant e Triio Company apresentam soluções de análises ambientais e dessalinização

Empresas de Joinville apostam nos investimentos em saneamento para crescer de forma nacional.

25/04/2024


BRK reduz índice de perdas de água tratada para 18% em Santa Gertrudes

Média nacional está em 40,25%. Resultado é o melhor já registrado no município.

25/04/2024