A ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas realizará no dia 25 de fevereiro, às 16 horas, no canal da ABNT no YouTube, um evento virtual para discutir questões como a transformação de sucatas plásticas que saem do Ecoparque até se transformarem em produto final para uso do consumidor, destinação de resíduos urbanos e industriais via aproveitamento energético, PNRS - Plano Nacional de Resíduos Sólidos e atribuições dos agentes do ciclo de vida dos produtos, economia circular e logística reversa.

Ecoparques têm em seu escopo coleta urbana, classificação de resíduos, aterros sanitários, cadeia específica de resíduo de construção civil e de resíduos de serviços da saúde, destinação (descarte) e aterros de resíduos. De modo geral, é para onde se destinam e são tratados os resíduos sólidos urbanos. É o local onde o material deve ser preparado e na primeira etapa deve passar por um tratamento mecânico, onde é gerado o CDR e os recicláveis. Depois, os finos orgânicos podem ir para secagem, biodigestão, compostagem ou mecanização.

A ABNT, em parceria com a Abema - Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente, está trabalhando em um plano para elaborar normas para cada uma dessas etapas. Além disso, o convênio tem o objetivo de fazer uma força-tarefa para atualizar e elaborar novas normas referentes aos setores de meio ambiente, resíduos e saneamento.
Na área específica de saneamento, a ABNT mantém em seu acervo 208 normas já publicadas (através do Comitê Brasileiro de Saneamento Básico ABNT/CB-177) e 73 projetos em andamento. Na área de resíduos, são 27 normas publicadas e 7 projetos em andamento. Desse total, 25 normas sobre resíduos estão desatualizadas e necessitam de revisão para que possam atender à Lei de Liberdade Econômica, que estabelece que quando não existir norma ou quando esta estiver desatualizada, será adotada uma norma internacional.
Inscrições: www.sympla.com.br/webinar-ecoparques__1125186.

 



Mais Notícias HYDRO



ANA lança Relatório Digital de Qualidade da Água

Ferramenta contém indicadores e parâmetros de qualidade de água acessíveis de forma simplificada.

26/03/2024


Com faturamento superior a R$ 350 milhões em 2023, Krominox prevê cenário ainda mais otimista para este ano

Saneamento é uma das apostas de fabricante de tubos e soluções em aço inoxidável.

26/03/2024


Rio+Saneamento anuncia R$ 300 milhões em investimentos para 2024

Melhorias incluem cerca de 290 km de rede de água e esgoto.

26/03/2024