A Toyota do Brasil compartilha com clientes, fornecedores, distribuidores, comunidades e parceiros seu mais recente objetivo de desenvolvimento sustentável, estabelecido no sétimo Plano de Ação Ambiental da empresa, que traz um conjunto de compromissos para temas como água, resíduos e emissões, com extensão de metas agressivas de reduções em cada elemento até 2025, com o início de execução a partir de 2021. 

Utilizada como insumo na linha de montagem, a água é um dos eixos centrais. A meta é reduzir em 35% o volume consumido, dos atuais 2,12 m3/veículo para 1,38 m3/veículo produzido.

No Brasil, a empresa organiza ciclos de metas ambientais estabelecidos a cada cinco anos por meio do Plano de Ação Ambiental. Na sexta edição, que se encerra em dezembro deste ano, a Toyota registrou uma série de aprendizados e melhorias que estão refletidas na sétima edição, que inclui um conjunto de contramedidas que visa preparar a operação e toda a cadeia para um novo ciclo de desenvolvimento sustentável no longo prazo.

O sétimo Plano de Ação Ambiental foi inspirado e construído com base nos pilares do Desafio Ambiental Global 2050 da Toyota, no qual tem como meta final estabelecer uma sociedade livre de carbono e convivência em harmonia com a natureza.

Além do consumo de água, a companhia propõe aumento das vendas de modelos eletrificados no país, assim reduzindo emissões de CO2 provenientes de veículos comercializados. A expectativa é atingir, até 2025, cerca de 166 mil unidades híbridas vendidas em todo o território nacional. O aumento deste tipo de veículos circulando pelas cidades brasileiras, por sua vez, contribuirá para a redução de até 83 mil toneladas de CO2 na atmosfera, já que carros híbridos emitem até 30% menos gás carbônico, quando comparados com modelos de mesmo porte.

A Toyota quer também engajar toda sua cadeia de valor na busca pela sustentabilidade. A empresa vem atuando no desenvolvimento de novos métodos e ferramentas de avaliação, a fim de medir impactos de concessionárias, fornecedores, cadeia logística e demais parceiros de negócios, por meio de coleta de dados. Em 2020, por exemplo, a Toyota implementou uma calculadora ambiental para avaliar números de performance nas operações de seus fornecedores e, com isso em mãos, a partir de 2021, estabelecer metas exatas de indicadores.

Nas operações industriais, a meta é reduzir em 25% o total de CO2 emitido na produção de automóveis, na comparação com dados de 2013 até 2025. Além disso, reforçará o uso de energia elétrica 100% renovável nas quatro plantas industriais no país – São Bernardo do Campo, Indaiatuba, Sorocaba e Porto Feliz, todas localizadas no Estado de São Paulo.



Mais Notícias HYDRO



Desenvolve SP oferece financiamento de R$ 1 bilhão para obras de saneamento em São Paulo

Empresas contratadas pela Sabesp terão apoio da agência de fomento para executar obras para as cadeias produtivas do IntegraTietê.

15/04/2024


Sanepar lança programa para definir metas e tipos de reúso

Com 264 ETEs, companhia irá definir as possibilidades de aplicação em cada região.

15/04/2024