A Abracopel – Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade anunciou na semana passada que a categoria Artigo Técnico de seu Prêmio Abracopel de Jornalismo passa a se chamar “Prêmio Especial José Rubens Alves de Souza - Categoria Artigo Técnico” a partir deste ano, na 14ª edição da premiação. Segundo o Diretor Executivo da Abracopel, Edson Martinho, o objetivo foi “reconhecer uma figura notável no meio jornalístico e da eletricidade, que por anos lutou para que a eletricidade fosse segura, tanto no mundo da engenharia elétrica, participando de normalizações, coordenando inclusive comissões da ABNT, como em artigos da revista Eletricidade Moderna, que fizeram e ainda fazem a diferença entre os profissionais do mercado”.

Falecido em julho de 2016 aos 63 anos, José Rubens Alves de Souza tinha amplo reconhecimento nos meios técnicos de eletricidade no Brasil. Foi jornalista, engenheiro, editor e ativista incansável da causa da normalização técnica na área elétrica. Presidiu a Comissão CE-64.001 (instalações de baixa tensão) do Cobei/ABNT por mais de 30 anos, e sua atuação foi decisiva para a consolidação da norma NBR 5410 e de outros avanços normativos da área. À frente de EM – Eletricidade Moderna a partir de 1976, como editor e depois publisher, sempre priorizou aspectos tecnológicos e utilitários de temas de interesse direto dos profissionais de eletricidade. Escreveu, organizou e editou diversos livros sobre instalações elétricas e escreveu para EM inúmeros artigos de elevado conteúdo técnico, além de reportagens e análises que registraram a evolução do setor de energia elétrica entre os anos 1970 e 2010, inclusive em nível internacional. Cobriu e palestrou em diversos fóruns técnicos no Brasil e exterior e, mais do que isso, criou e esteve à frente do Enie - Encontro Nacional de Instalações Elétricas, o mais prestigiado evento deste segmento no Brasil, realizado com esse título de 1982 a 2018 e sucedido pelo atual Eletrotec – Congresso e Feira

Ainda de acordo com Edson Martinho, o reconhecimento da múltipla atuação de Zé Rubens em prol da segurança elétrica, com características “totalmente alinhadas com a missão da Abracopel”, levou a entidade a homenageá-lo dando seu nome à categoria Artigo Técnico do Prêmio de Jornalismo. “Esperamos assim estar minimamente reconhecendo o legado dessa pessoa ímpar que nos deixou tão cedo”, declarou.

A 14ª edição do Prêmio Abracopel de Jornalismo contempla matérias veiculadas nos diversos canais de comunicação desde janeiro de 2020 até 10 de janeiro de 2021. Além da categoria Artigo Técnico, contempla quatro categorias profissionais, específicas para trabalhos publicados ou veiculados por entidades jornalísticas e com participação exclusiva de profissionais de comunicação social. Também tem uma categoria aberta chamada “Mídia Digital Vídeo”, para vídeos publicados em plataformas on-line, e ainda uma premiação especial para matérias que utilizem dados do Anuário Estatístico de Acidentes de Origem Elétrica, publicado pela Abracopel. O “Prêmio Especial José Rubens”, a única categoria técnica, é destinado a profissionais da área elétrica ou de outros setores que tenham publicado artigo técnico de relevância sobre segurança com eletricidade. O evento de premiação está previsto para março de 2021.

Para mais detalhes sobre a 14ª edição do Prêmio e também para inscrições de matérias, consulte https://abracopel.org/14-o-premio-abracopel-de-jornalismo/



Mais Notícias EM



Petrobras assina MoU com Mitsui para projetos de baixo carbono

Acordo de intenções visa hidrogênio verde, biometano e captura de carbono.

22/03/2024


Luz Para Todos chega a 39 mil pessoas no trimestre

Programa de universalização de energia investiu R$ 228 milhões no período.

22/03/2024


Taesa oferece curso de eletricista para mulheres

No formato on-line, ideia é formar eletricistas para atuar em rede de transmissão.

22/03/2024