Amanhã, 30 de novembro, será realizado o InfraDigital Day – Internet das Coisas e Cibersegurança no Setor Elétrico, evento promovido pela iniciativa InfraDigital. Um dos painéis, ministrado pelo Nuno Medeiros, da área de Estratégia de IT/OT e de cibersegurança da E-Redes, de Portugal, anteriormente conhecida como EDP Distribuição, vai mostrar a experiência da companhia na ativação de sua rede inteligente (smart grid) cibersegura.

O evento será aberto por Maurício Moszkowicz, do Gesel/UFRJ, que fará um panorama da implantação de recursos de IoT nas elétricas e da ameaça cibernética que essa ativação traz para o setor. Na sequência, Júlio Omori, da Copel, vai detalhar como a concessionária paranaense vem monitorando os riscos e vulnerabilidades de sua infraestrutura digitalizada. O segundo caso do dia será relatado por Tarcísio Lima, da ISA CTEEP, que mostrará um exemplo de integração da rede operacional da companhia de transmissão ao universo digital, com uso de drones.

Após a apresentação dos estudos de caso, Rubens Del Monte, e Alexandre Cavina, da Minsait, vão mostrar em quais pontos de cibersegurança as empresas de energia ainda precisam evoluir.

Além de casos reais, o evento vai abordar o cenário de regulação do setor em relação à cibersegurança, com destaque para a Rotina Operacional RO-CB.BR.01 – Controles mínimos de segurança cibernética para o Ambiente Regulado Cibernético, emitida pela ONS - Operador Nacional do Sistema Elétrico. O documento, que estabelece os controles de segurança cibernética a serem implementados nos centros de operação dos agentes e nos equipamentos de infraestrutura, terá vigência a partir de 9 de julho de 2021.

O InfraDigital Day – Internet das Coisas e Cibersegurança no Setor Elétrico vai acontecer no formato live streaming, no YouTube. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no link https://infraroi.com.br/infraday/. Para assistir ao evento, basta acessar https://www.youtube.com/watch?v=X28436IfAys



Mais Notícias EM



Cemig faz leilão de CGHs e PCH em Minas Gerais

Marcado para 3 de julho, certame terá lote único com valor mínimo de R$ 29,1 milhões

19/04/2024


Neoenergia Coelba planeja investir R$ 13,3 bi na Bahia até 2027

Distribuidora vai construir ou expandir 71 subestações e mais de 4,3 mil km de rede de alta e média tensão

19/04/2024


Brasil mantém sexta colocação em ranking eólico onshore

Segundo o GWEC, País teve também o terceiro melhor desempenho global em potência adicionada em 2023

19/04/2024