Uma empresa brasileira, a Concert Technologies, venceu um programa internacional, da espanhola Iberdrola, controladora no Brasil da Neoenergia, que premiou soluções inovadoras em detecção de iluminação pública e de cabeamento de redes de distribuição e transmissão. O vencedor recebe apoio técnico e financeiro para criar projeto piloto para testar a tecnologia desenvolvida nas empresas da Iberdrola – no caso da brasileira, a experiência será na Neoenergia.

Com quase 50 propostas, que vieram de 17 países, a solução da Concert é uma plataforma chamada Imagery, que digitaliza as atividades de inspeção visual da rede de distribuição e linhas de transmissão de energia elétrica. O sistema utiliza sensoriamento remoto e se baseará em duas soluções: uma câmera 360° e um sensor laser, ambos acoplados a um veículo que fará a inspeção em campo.

A câmera registra as imagens, com mimetismo do conseguido pelo olho humano, e o sensor faz o mapeamento por nuvens de pontos, tecnologia que garante precisão no processamento dos dados. Com essas ferramentas, é possível comparar os dois formatos e identificar qual o mais eficiente. De início, haverá projeto piloto em duas cidades pernambucanas – Paulista e Moreno – com previsão de conclusão em seis meses.  

Após a coleta realizada em campo, a empresa faz o processamento digital das imagens, utilizando algoritmos de inteligência artificial que identificam os objetos e os classificam, extraindo informações como a potência e tipo da lâmpada, assim como os pontos de uso mútuo, indicando quantidade e empresas proprietárias. Uma vez os objetos classificados, aplica-se um algoritmo de intersecção fotogramétrica para determinação da localização.

Na última etapa do processo de análise automática das imagens, os objetos identificados e classificados são confrontados com a base de dados da companhia, permitindo uma rápida identificação de inconsistências cadastrais. 



Mais Notícias EM



Petrobras assina MoU com Mitsui para projetos de baixo carbono

Acordo de intenções visa hidrogênio verde, biometano e captura de carbono.

22/03/2024


Luz Para Todos chega a 39 mil pessoas no trimestre

Programa de universalização de energia investiu R$ 228 milhões no período.

22/03/2024


Taesa oferece curso de eletricista para mulheres

No formato on-line, ideia é formar eletricistas para atuar em rede de transmissão.

22/03/2024