A Bossanova Investimentos, em parceria com a Produttare Consultoria, lançou o Comitê Indústria 4.0, com o objetivo de encontrar soluções de inteligência artificial, robótica, IoT e computação em nuvem a fim de investir até R$ 5 milhões em startups do segmento.

 

Segundo informativo da empresa de investimentos disponibilizado à imprensa, uma pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) aponta que, entre outubro e novembro de 2021, as tecnologias da Indústria 4.0 que mais impactam de forma positiva na lucratividade das empresas são os sistemas de conexão máquina-máquina, Big Data e inteligência artificial. Entre as companhias que adotaram as duas primeiras inovações, 32% informaram buscar lucrar mais do que no período pré-pandemia, ao passo que 30% delas informaram investir em  inteligência artificial, com a mesma finalidade.

 

Para João Kepler, CEO da Bossanova, esses dados mostram o quão promissor é o segmento para as startups e que este é o momento para oferecer mais possibilidades e recursos para que seus projetos ganhem escalabilidade e atinjam novos horizontes. “A ideia principal do comitê é unir a expertise em investimentos da Bossanova com os conhecimentos que a Produttare tem para entender as dores do mercado industrial, para juntos, encontrarmos as soluções mais inovadores e com alto potencial de crescimento”, explicou o empresário.

 

O projeto será liderado por diversos especialistas e profissionais da área. Para participar do comitê, as startups precisam se enquadrar em requisitos como: possuir modelo de negócios B2B ou B2B2C; solucionar problemas da indústria; ter o modelo de negócio SaaS ou que combine software e hardware; aplicar tecnologias de IoT, IA, software de gestão empresarial, robótica, AR/VR, blockchain, BIM, redes, segurança de dados e outras; que tenham pelo menos duas pessoas no time fundador; mais de um ano desde a fundação e que já estejam operando; além de ter o faturamento mínimo de R$ 20 mil. As empresas interessadas em participar do Comitê Indústria 4.0 podem se inscrever por meio do site da companhia.

 

(Foto: rawpixel.com, Freepik)

#startup #investimento #internetdascoisas #iot #inteligenciaartificial #industria40



Mais Notícias CCM



Célula robotizada de soldagem aumenta a produtividade da Tedesco

A Dalca Brasil desenvolveu uma célula para a Tedesco Sistemas de Armazenagem que aumentou em 30% a produtividade da linha de soldagem de perfis e longarinas.

22/03/2024


Processos robotizados simulados por realidade aumentada

Aplicativo gratuito e disponível para smartphones e tablets, e software, lançados pela Kuka, possuem recursos que permitem a simulação de processos produtivos no setor metalmecânico.

22/03/2024


Robôs para soldagem estão disponíveis para comercialização

Foi lançada pela Kuka uma linha de robôs industriais que podem ser usados para a automatização da soldagem e de tarefas relacionadas.

07/03/2024