Comunicação máquina a máquina


O próximo passo das comunicações será a conectividade para além dos seres humanos, com plataformas M2M - machine to machine (máquina a máquina). No contexto móvel, as soluções M2M representam uma ponte ideal do 2,5G para o mundo de terceira geração. A tecnologia já está presente nos modelos de negócios focados em serviços. Ela permite automatizar processos e integrar ativos com os sistemas TI, aumentando o desempenho e a competitividade das empresas.


Nokia

Data: 29/08/2017

Edição: RTI Agosto 2017 - Ano XVIII - No 207

Compartilhe:

Comunicação M2M significa máquina a máquina (machine-to-machine), móvel a máquina (mobile-to-machine) e máquina a móvel (machine-to- mobile), sendo frequentemente relacionada aos conceitos de telemetria e telemática, os quais podem ser considerados subgrupos do escopo de negócios globais de M2M. No mundo móvel, M2M se refere à combinação da tecnologia da informação (TI) e telecomunicação; os dados sem fio são usados para estabelecer um link entre dispositivos ou locais remotos, sistemas e pessoas. M2M estende o escopo da comunicação – não são apenas as pessoas que utilizam as tecnologias da Internet e telecomunicações para se comunicar, mas também as máquinas ao nosso redor.

Fig. 1 - Algumas aplicações M2M identificadas

O M2M se baseia no desenvolvimento de soluções destinadas a melhorar o negócio existente, criando oportunidades totalmente novas e, essencialmente, facilitando o dia a dia dos cidadãos. Por meio das soluções M2M, frequentemente customizadas para atender às demandas específicas de cada situação, as empresas podem automatizar seus processos e integrar seus ativos com os respectivos sistemas TI. O objetivo é aumentar o desempenho e competitividade da empresa pela maior eficiência, economia de custos, receitas adicionais ou melhores níveis de serviço.

Normalmente, usam-se soluções M2M para evitar visitas físicas, por exemplo, para a leitura de medidores, e gerar economia de custos com a exploração das informações em tempo real fornecidas pela conexão de dados sem fio.

As soluções M2M também habilitam as empresas a efetuar uma análise mais abrangente de seus atuais negócios e processos, detectando assim as áreas que podem ser aperfeiçoadas.

Expansão da comunicação M2M

As soluções M2M são tipicamente criadas para coletar informações, configurar parâmetros, transmitir indicações de situações incomuns ou efetuar uma transação online por meio de uma conexão de dados sem fio. Existem diversos segmentos de aplicação onde esses links de dados podem ser explorados. Novas aplicações M2M estão continuamente emergindo e elas podem atender a quase todas as áreas de negócios e ambientes físicos.

É justo dizer que apenas a imaginação limita a faixa de aplicações M2M. Contudo, visando fornecer um cenário real do potencial completo de negócios, algumas das aplicações M2M reconhecidas são apresentadas e agrupadas na figura 1, com base nos respectivos usos e ambientes de aplicação.

Fig. 2 - Segmentos de dados sem fio

Atualmente, a maioria das soluções M2M é implantada dentro das empresas, focando na melhoria dos processos internos. No entanto, um número sempre crescente de soluções M2M também visa atender à base de clientes da empresa, oferecendo-lhes serviços de valor agregado. Virtualmente, todas as máquinas podem ser conectadas à Internet, que ligadas em rede, vão fornecer diversos pontos com informações locais e serviços para usuários de dispositivos móveis. Dessa forma, M2M pode ser vista como uma entidade criando informações e conteúdo, que é necessário na consumação da visão do mundo móvel.

As soluções M2M devem ser projetadas para evoluir junto com a empresa e as suas necessidades. O desenvolvimento da tecnologia ou mudanças no ambiente corporativo podem criar uma necessidade para introdução de novos aplicativos ou serviços. O exemplo da máquina automática de vendas, apresentado a seguir, ilustra uma solução M2M que se desenvolve ao longo do tempo, combinando basicamente as aplicações internas da empresa e os serviços para o consumidor. Essa aplicação pode gerar novos negócios.

Oportunidades similares podem ser encontradas em quase todos os segmentos ou ambientes de operação. As soluções apenas precisam ser adaptadas para atender às necessidades de cada negócio específico. Elas não devem ser vistas simplesmente como aplicações verticais limitadas, isoladas do mundo externo, mas preferivelmente como uma ferramenta para integração de dispositivos, várias aplicações, pessoas e empresas de forma a se tornarem partes interativas do mundo móvel.

Uma solução M2M para “vending machine”

Inicialmente, o objetivo da solução é minimizar os custos de operação da máquina automática de vendas (vending machine), efetuando remotamente o monitoramento, coleta de dados e configuração das máquinas.

A manutenção do estoque ideal em cada máquina, execução de manutenção proativa, reparo imediato de mau funcionamento e alteração remota de preços representam apenas algumas das opções para melhoria da eficiência fornecidas por essa aplicação.

Ela pode ser expandida e fornecer aos consumidores a possibilidade de pagamento móvel. Além de ficar livre do problema e custo de manipulação de moedas, o pagamento móvel aumenta as vendas. O pagamento móvel pode ser implementado em cooperação com uma operadora e a evolução dos dispositivos móveis habilitará novos conceitos a serem aplicados no futuro.

Fig. 3 - Atividades necessárias no negócio M2M

O estabelecimento de um link direto com o consumidor pelo seu dispositivo móvel possibilitará, pela primeira vez, a criação de perfis dos consumidores e o fornecimento de ofertas e serviços personalizados com base nas respectivas necessidades individuais.

A próxima etapa da solução M2M no negócio de “vending machine” pode ser a expansão do escopo do negócio do operador da máquina. As máquinas habilitadas para M2M podem ser usadas para fornecer informações ou conteúdo, como, por exemplo, notícias ou jogos, financiados por um provedor de conteúdo terceirizado. O mesmo conteúdo pode também atrair pessoas para a máquina e fazê-las gastar algum dinheiro extra para um sanduíche ou uma bebida, enquanto estiverem no local.

Solução M2M bem-sucedida

As exigências de uma solução M2M bem-sucedida são confiabilidade, capacidade de atualização e acessibilidade. Atualmente, nem sempre é fácil atender a todos esses requisitos (mesmo que o negócio M2M esteja numa fase de rápido crescimento, são necessários esforços adicionais para satisfazer todos esses requisitos básicos). Como o número de diferentes soluções M2M é elevado e as exigências apresentadas pelos consumidores são específicas para cada caso, as áreas de desenvolvimento da aplicação e integração do sistema são frequentemente definidas como as mais problemáticas na criação de uma solução M2M. Portanto, o desenvolvimento e a utilização de ferramentas eficientes nesta área representam um dos principais fatores para atender às demandas de uma solução M2M.

As soluções M2M vão, tipicamente, conectar os ativos remotos da empresa (máquinas de jogos, veículos e contêineres) com sua infraestrutura de TI existente. Contudo, expertise nas tecnologias IP e móvel será necessária para o desenvolvimento de uma aplicação eficiente. A confiabilidade de uma solução pode ser garantida apenas adotando uma abordagem fim a fim para o trabalho de desenvolvimento. Além disso, algumas aplicações como, por exemplo, pagamento móvel ou transferência de informações de preços, estabelecem requisitos de segurança mais elevados do que outras. Medidas eficientes de segurança da informação, como autenticação e criptografia dos dados, são necessárias para fornecer uma segurança adequada.

Capacidade de atualização (upgrade) significa que o consumidor tem de estar apto a obter vantagens da mais recente tecnologia, quer seja para menores custos de equipamentos, maiores taxas de transmissão de dados ou de custos operacionais mais acessíveis. Contudo, os upgrades da solução não podem gerar ciclos de redesenvolvimento de alto custo, pois isso provavelmente levará à perda de grande parte do benefício obtido com a solução. Portanto, ter capacidade para facilmente efetuar upgrades dos componentes de hardware e software é um dos elementos-chave de uma solução M2M.

Os fatores que afetam a acessibilidade de um sistema são os custos de criação da aplicação, componentes, operação e upgrades. O custo ideal pode ser obtido apenas se forem considerados todos esses fatores; a otimização de apenas um deles pode ser obtida somente à custa dos outros. Pode-se minimizar as despesas de upgrade e criação da aplicação selecionando produtos confiáveis com ferramentas de desenvolvimento eficientes e interfaces abertas padrão. Os custos operacionais podem ser minimizados usando, por exemplo, diferentes bearers de dados de forma flexível.

Soluções M2M – Uma parte essencial do mercado de dados sem fio

À medida que avançamos rapidamente em direção ao mundo móvel de terceira geração, mais atenção do que nunca está sendo dada ao mercado de dados sem fio, particularmente às características das ofertas de serviços. Embora o centro do negócio de comunicação permaneça no mercado de voz, cada vez mais saturado e bastante competitivo, há uma demanda crescente na procura de fluxos de receitas alternativas – geradas pela utilização de dados sem fio.

Para obter o crescimento futuro na diversidade do negócio de dados, deverão ser adotados conceitos de negócios e estratégias completamente novas.

Contudo, apenas os primeiros passos foram dados em direção ao mundo móvel do futuro. O mercado de dados sem fio está crescendo continuamente; seria falta de visão acreditar que a navegação na Internet é tudo o que o negócio de dados sem fio representará.

Concentrando-se na comunicação e nos meios de acesso aos dados, três tipos de segmentos de serviços de dados sem fio são identificados: troca de mensagens, navegação e M2M. Cada segmento tem suas exigências para criação de serviços e desenvolvimento de estratégias. Deve-se observar que aplicações M2M podem ser combinadas com as outras duas áreas para criar pacotes de serviços capazes de atender às necessidades dos consumidores globais.

Conteúdo é a grande estratégia para o negócio de dados sem fio. Os conceitos de aplicações e serviços robustos também são necessários. Com a comunicação M2M, o conteúdo desejado pode ser criado de forma bidirecional. As aplicações M2M habilitam conteúdos importantes, interessantes e tangíveis em tempo real.

As soluções M2M terão uma fatia significativa no negócio de dados sem fio, uma vez que habilitam a conectividade móvel e o acesso à Internet em qualquer lugar.

Obviamente, a funcionalidade da solução e a experiência do usuário são os fatores que realmente importam para os consumidores M2M; eles simplesmente não querem se preocupar com as tecnologias subjacentes. Contudo, ao projetar uma solução ou uma aplicação M2M, deve-se considerar cuidadosamente qual tecnologia é a mais adequada. Essa decisão pode ter um impacto abrangente nos custos operacionais ou nas possibilidades de expansão da solução. Existem diversas alternativas, desde linhas de telefonia fixa até tecnologias proprietárias de dados.

Oportunidades de negócio

As redes corporativas são necessárias no desenvolvimento de soluções M2M. Um conhecimento específico do ambiente corporativo, tecnologias de comunicação, desenvolvimento de softwares, integração total do sistema, atendimento ao consumidor e faturamento é necessário na criação de uma solução M2M bem-sucedida. Portanto, é preciso um esforço conjunto de especialistas em diferentes áreas (figura 3).

Cliente corporativo

A variedade de segmentos das aplicações M2M é quase ilimitada. Como consequência, os requisitos da solução e a divisão ideal das funções entre as partes integrantes das redes de valor são diferentes. Além disso, uma empresa pode adotar diversas funções dentro da rede se possuir as competências requeridas. A divisão ideal das atividades e funções precisa ser definida individualmente para cada solução M2M.

Um dos maiores desafios do negócio M2M parece ser a capacidade de dominar a complexidade da rede de valor que fornece soluções completas. Os consumidores não querem adquirir a solução de forma gradual, peça por peça, a partir de diferentes empresas; eles também querem, em vez de componentes confiáveis, confiabilidade fornecida por uma solução fim a fim. Portanto, os vencedores da competição M2M serão aquelas empresas bem- sucedidas no estabelecimento e gestão de redes de parceiros com um portfólio de competências superior para criação de soluções fim a fim.

Clientes corporativos

Os beneficiários óbvios das aplicações M2M são clientes corporativos, isto é, clientes de soluções M2M completas. As empresas estão constantemente procurando novas formas de aumentar a eficiência, cortar custos e melhorar o serviço para obter uma vantagem competitiva em seu negócio central. As possibilidades geradas pelas soluções M2M já são reconhecidas em diversas indústrias. Com a tecnologia as empresas podem analisar mais facilmente seus processos e negócios atuais.

Além disso, se a competição estiver se tornando mais intensa e corroendo os lucros, expandir o negócio com a ajuda de uma solução M2M pode ser uma forma de manter a rentabilidade.

Uma solução M2M integra todos os ativos de uma empresa em um sistema completo, incluindo os de campo e até mesmo de várias localidades ao redor do mundo.

Os custos de operação podem ser minimizados quando visitas desnecessárias à instalação para execução de serviços, manutenção, atualizações de equipamentos, e assim por diante, puderem ser evitadas graças às conexões online com todas as máquinas. As equipes de trabalho podem ser usadas de forma mais produtiva e os tempos de inatividade minimizados ou até mesmo eliminados. Algumas vezes, as soluções M2M também ajudam a atender aos requisitos definidos por legislação. Por exemplo, os medidores de energia devem ser lidos determinadas vezes por ano – a M2M pode facilitar essa tarefa.

Operadoras e provedores de serviços

Com o mercado de voz saturado e a competição no negócio móvel cada vez mais apertada, as operadoras buscam novos fluxos de receita. As soluções M2M fornecem uma oportunidade atrativa para fortalecer a posição de uma operadora no setor corporativo e expandir o escopo de seus negócios com pacotes de serviços completos.

Sob o ponto de vista da operadora, o cenário de negócios M2M é ideal em diversos aspectos. O tráfego pode ser frequentemente concentrado nas horas fora de pico para equilibrar o uso da capacidade e grande parte do fluxo de tráfego é previsível. É possível expandir a base de consumidores para novos segmentos do mercado, obtendo assim todo o tráfego móvel dos consumidores ao agrupar serviços de telecomunicação tradicionais com soluções específicas da empresa.

O M2M gera receitas adicionais significativas com um investimento inicial mínimo. Além disso, as aplicações oferecem meios adequados para a criação de conteúdo, que é especialmente necessário no mundo de terceira geração.

Com o aumento da demanda por serviços, há necessidade de um espectro mais amplo dos provedores de serviço. A provisão de serviços M2M é uma excelente oportunidade de negócios para os provedores expandirem o seu portfólio ou ingressarem em novas áreas de negócios. Além disso, empresas que atuam em áreas completamente diferentes podem expandir e compreender o escopo dos seus negócios, aumentando a rentabilidade para um nível totalmente novo.

Provedores de soluções M2M

Os provedores de soluções M2M têm competência para a criação de soluções M2M, como, por exemplo, na integração do sistema ou desenvolvimento do software do aplicativo. Contudo, é provável que precisem de parceiros para a criação de sua solução. Logo, a orquestração com sucesso de redes de negócios M2M é de fundamental importância, particularmente sob a perspectiva dos provedores de solução.

Como muitos clientes corporativos vão perceber que o M2M fornece o caminho adequado para tornar suas operações mais lucrativas, existem inúmeras chances de negócios não utilizadas e aptas a adotarem o papel de um provedor de soluções M2M. Ao perceber e utilizar essas oportunidades no setor corporativo, os provedores podem expandir seus negócios e, dessa forma, aumentar os seus fluxos de receita.

Além disso, as operadoras podem optar pelo papel de um provedor de solução em vez do de uma operadora de dados. As soluções M2M também complementam o portfólio dos serviços existentes de uma operadora.