Interconexão de data centers na web


O conteúdo é consumido sob demanda e os usuários finais esperam poder acessá-lo em qualquer lugar e com alta qualidade. Nesse cenário, as soluções de interconexão de data centers (DCI) são ideais e devem permitir que as operadoras de data center e de rede acelerem as implantações, reduzam os custos operacionais e aumentem o nível de flexibilidade e de eficiência ditado pelo atual paradigma operacional da Internet.


Ciena

Data: 20/12/2016

Edição: RTI Dezembro 2016 - Ano XVII - No 199

Compartilhe:

Fig. 1 – Desafios entre data centers

A proliferação de dispositivos conectados à Internet criou uma cultura global em que o conteúdo é fundamental, sendo demandado e consumido em toda parte e a todo momento. Em resposta a essa demanda, os provedores de conteúdo de Internet (ICPs) tiveram de criar mais data centers para armazenar esse disputado conteúdo. É no data center que o conteúdo reside. Além disso, a natureza instantânea de alguns serviços e aplicativos e a expectativa dos usuários para que o conteúdo seja entregue imediatamente e com alta qualidade, levou os ICPs a perseguirem meios inovadores para interconectar data centers de forma mais efetiva e levá-los para locais cada vez mais longe, para dentro das áreas metropolitanas, mais perto do usuário final.

Outros conteúdos que não exigem a entrega imediata, como e-mails e páginas da Internet, podem ser entregues por data centers mais distantes. A proliferação dos dispositivos móveis, como smartphones e tablets, além dos novos serviços OTT – Over-The-Top, como streaming de vídeo, música e jogos on-line, fomentou a criação de data centers em áreas rurais e remotas.

Mais ainda, os desastres naturais, o maior uso de registros digitais e as normas regulatórias governamentais também têm forçado as empresas a criar data centers para backup de dados e aplicativos de espelhamento, como parte dos planos de recuperação de desastres e continuidade dos negócios (BC/DR). Esses data centers às vezes ficam próximos do aplicativo síncrono, mas podem estar a centenas ou até milhares de quilômetros de distância, no caso dos assíncronos.

As multinacionais vêm criando data centers em todo o mundo para fornecer um fluxo de dados rápido e seguro, que conduza suas operações com equipes de P&D – pesquisa e desenvolvimento, vendas, suporte, cobrança e funções de back office. Esse processo se apresenta ainda mais acelerado devido ao aumento do uso da nuvem e de ferramentas de virtualização.

A demanda por data centers não dá sinais de redução. Um relatório recente da empresa de pesquisa Ovum constata que, em termos de número de data centers, as 20 principais cidades do mundo possuem mais de 2,2 mil data centers; algumas possuem mais de 100 centros de dados somente em suas fronteiras metropolitanas.

Fig. 2 – Inovação tecnológica para DCI

Nos últimos anos, um novo modelo de negócios tem se mostrado muito lucrativo nesse mercado de data centers voltado para o conteúdo. As empresas estão construindo esses ambientes em locais importantes para oferecer uma ampla gama de serviços a todos que precisem hospedar recursos de computação e armazenamento. Essas empresas, muitas vezes chamadas de provedores independentes da operadora (CNPs), oferecem espaço em rack, serviços de energia, segurança e até de conexão cruzada para diferentes data centers e provedores de nuvem pública e de serviços de rede.

Evolução do data center

Em geral, os data centers hospedam três diferentes conjuntos de equipamentos:

Além disso, a virtualização está afetando as funções práticas do data center tradicional. Com as tecnologias atuais, dois ou mais data centers físicos podem agir como um único data center lógico, compartilhando a carga e dividindo tarefas para minimizar despesas operacionais e maximizar o desempenho. Por exemplo, dois data centers relativamente próximos em uma cidade grande, onde os custos imobiliários são altos, podem agir como um único data center virtual, acabando com a necessidade de novas instalações.

Para oferecer suporte aos padrões de tráfego variáveis (resultantes de solicitações de dados), ao aumento da largura de banda e à proliferação de aplicativos, a maioria dos data centers está passando por uma grande reformulação. Especificamente, a interconexão de data centers (DCI) rapidamente se tornou um grande facilitador para garantir a implementação bem-sucedida dos aplicativos de camada superior.

Desafios da DCI

A seguir estão os principais desafios técnicos e físicos da conexão de data centers (figura 1):

Superação de desafios da DCI com a inovação tecnológica

A DCI é a base da rede em nuvem. Ela confere alta escalabilidade, eficiência, confiabilidade e segurança para garantir acesso rápido ao conteúdo em todos os blocos de construção da nuvem. As inovações tecnológicas mais recentes (figura 2) em hardware e software têm superado os desafios de DCI.

Conclusão

A sociedade evoluiu para uma cultura global em que o conteúdo é consumido sob demanda e os usuários finais esperam poder acessá-lo em qualquer lugar, a qualquer momento, com alta qualidade. A rede é o coração dessa evolução para um mundo na Internet, desempenhando um papel crucial na conexão de data centers com novos padrões de referência em simplicidade operacional, escalabilidade e economia empresarial viável. As soluções DCI devem permitir que as operadoras de data center e rede acelerem as implantações, reduzam os custos operacionais e aumentem o nível de flexibilidade e de eficiência ditado pelo atual paradigma operacional da Internet.