A Fapesp lançou a segunda chamada de propostas para a criação de CPAs – IA - Centros de Pesquisa Aplicada em Inteligência Artificial, em colaboração com o MCTI - Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, o Ministério das Comunicações e o CGI.br - Comitê Gestor da Internet no Brasil.

Na nova chamada, serão selecionados até dois centros, um em São Paulo e outro em um estado ainda a ser definido, para o desenvolvimento de pesquisas científicas, tecnológicas e inovação orientadas à resolução de problemas com o uso de IA – Inteligência Artificial. Um dos complexos terá como foco a segurança de informação e a proteção cibernética, e o outro, com uma agenda mais ampla, desenvolverá pesquisa sobre machine learning, redes neurais e robótica, entre outras tecnologias.

A composição de cada CPA-IA inclui os pesquisadores de sua instituição-sede e, obrigatoriamente, de ao menos mais três ICTs - Instituições de Pesquisa em Ciência e Tecnologia de outras unidades da Federação. Também deve apresentar ao menos uma parceria bem estabelecida com uma ICT internacional com atuação relevante no tema de IA.

A Fapesp reservará um total de até R$ 20 milhões para a implementação da chamada. Por sua vez, cada CPA-IA poderá pleitear junto à Fundação um orçamento de no máximo R$ 1 milhão por ano, sendo que a empresa parceira deverá realizar aportes equivalentes.

Os recursos para o financiamento dos projetos têm origem na arrecadação de recursos remanescentes do período em que a Fapesp geriu as atividades de registro de domínio de endereços IP no país, entre 1998 e dezembro de 2005, quando a tarefa foi assumida pelo NIC.br - Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR.

O edital, entretanto, não limita à Fapesp e à empresa parceira a composição do orçamento dos centros. Serão valorizadas no processo de avaliação de propostas aquelas que apontarem a existência de financiamento de outras fontes, como outras empresas, Fundações de Amparo à Pesquisa estaduais e entidades do terceiro setor.

Propostas serão recebidas até 1º de fevereiro de 2022. Mais informações podem ser obtidas pelo link: https://bit.ly/3G6oeSB.



Mais Notícias RTI



Com novos projetos e alta conectividade, Ascenty mira no Nordeste

Multinacional cresce com data center em Fortaleza.

22/04/2024


EVEO expande data center com infraestrutura de nuvem

Site, que fica em Fortaleza, visa atender todo o Nordeste.

22/04/2024


Blue Marine completa instalação de tronco principal da malha óptica submarina da bacia de Santos

Previsão é de que a implementação de todo o projeto seja concluída até o segundo semestre de 2024.

22/04/2024