Apresentado por

Inteligência para expandir as redes dos ISP´s


Solução Adaptive Network™ reduz custos com automação com infraestrutura programável e automação


Data: 18/06/2019

Edição: RTI junho 2019 - Ano XX - No 229

Compartilhe:

Os desafios diários dos provedores de serviços de Internet (ISPs) estão aumentando: rápido crescimento dos assinantes, busca por mais largura de banda, constantes mudanças nas configurações de serviço e necessidade de um provisionamento mais rápido.

Para resolver este desafio, os provedores devem buscar novos investimentos para expandir a capacidade da rede. Esse investimento muitas vezes atende às necessidades imediatas a um custo mínimo, sem ter uma visão mais ampla da evolução da rede. Há, no entanto, outra opção para os fornecedores aumentarem sua rede de maneira sustentável.

A Ciena, líder mundial no mercado de redes ópticas, oferece soluções de acesso carrier Ethernet e interconexão de data centers através da Adaptive Network ™, que possui três pilares.

Três pilares

O primeiro pilar consiste em plataformas SDN (Software Defined Network) abertas e programáveis, prontas para uso, que suportam a implementação de serviços Ethernet, TDM e IP com capacidades que variam de 1 Gbps a 100 Gbps. Além disso, as soluções da Ciena têm várias funções que simplificam a implantação de serviços como a Zero Touch Provisioning (ZTP), eliminando a necessidade de técnicos especializados.

O segundo pilar compreende a parte de controle e automação da rede. Como todas as plataformas da Ciena têm o princípio da arquitetura aberta, as operadoras e ISPs podem adotar soluções de software da Blue Planet (uma divisão da Ciena) ou usar software de outros fornecedores.

Vinícius Santos - Consultor da Ciena
“Com os três pilares trabalhando juntos, é possível criar um ecossistema para tornar a rede adaptável a diferentes casos de uso”

“É fundamental que os ISPs e as operadoras parem de investir em tecnologias legadas, que têm um impacto negativo nos custos operacionais, na capacidade de crescimento e na competitividade”, diz o consultor de portfólio de soluções da Ciena, Vinícius Santos.

O terceiro pilar é o sistema de inteligência e análise. As plataformas da Ciena exportam informações de telemetria em tempo real que reúnem informações de desempenho das redes.

“Com os três pilares trabalhando juntos, é possível criar um ecossistema para tornar a rede adaptável a diferentes casos de uso”, explica Santos. O fornecedor terá uma infraestrutura escalável, flexível, otimizada e programável por software, pronta para a automação de serviços. Além disso, com a plataforma analítica, o fornecedor terá uma compreensão de como otimizar a rede. "Isso se traduz em redução do custo operacional, proteção do investimento e muito mais agilidade para atender os clientes”, diz ele.

A ideia da Ciena é trabalhar com os provedores interessados em discutir as melhores formas de evoluir sua infraestrutura com base em metas de curto, médio e longo prazo, levando em conta as características de cada provedor e seu mercado.

https://www.ciena.com.br




*Ideias Conteúdo são artigos e reportagens criados e desenvolvidos pela equipe da revista RTI a partir de sugestões de empresas patrocinadoras - nos formatos impresso e digital.